Evento, realizado nos dias 26 e 27, proporcionou momentos de interação e socialização entre os participantes
O clima de Carnaval já tomou conta de Barra Mansa. Nesta quarta e quinta-feira, dias 26 e 27, foram realizadas atividades especiais para os pacientes do Caps AD Espaço Reviver e do Caps II Estação Mental. Promovido pelo Programa de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas – vinculado à Secretaria Municipal de Saúde – o evento teve como objetivo principal proporcionar momentos de interação e socialização entre os participantes.
As ações recreativas, realizadas nas sedes dos programas, foram pensadas para fortalecer os vínculos entre os pacientes e oferecer um espaço de alegria e confraternização. Desde o início de 2018, o programa vem desenvolvendo atividades de carnaval que buscam integrar os usuários em um ambiente festivo e acolhedor.
A coordenadora do Programa de Saúde Mental, Maria Elvira da Cunha, ressaltou a importância da iniciativa para o bem-estar dos pacientes. "O carnaval representa uma oportunidade ideal para favorecer o convívio humano e a interação entre as pessoas. Esses momentos festivos contribuem para a socialização e a troca de experiências, possibilitando que os participantes aprendam com os demais e partilhem suas histórias", destacou.
A coordenadora do Caps AD, Denise da Cunha Durval, também falou sobre a relevância do evento.
- Os eventos festivos são fundamentais para a reintegração social dos usuários. Muitas dessas pessoas enfrentam isolamento social, estigma e dificuldades em manter vínculos afetivos e comunitários. Além disso, essas atividades permitem momentos de lazer e reforçam a redução de danos. Nós proporcionamos aqui um ambiente seguro e acolhedor onde eles podem interagir, expressar emoções e estimular sua autoestima. Os Caps, enquanto equipamento de saúde especializado em saúde mental, entendem a importância dessas atividades direcionadas ao fortalecimento psicossocial de cada paciente - concluiu Denise.