INSCRIÇÕES PARA O ‘NAVE EM ÓRBITA - CRIANDO MEU PRIMEIRO JOGO DIGITAL’ SEGUEM ABERTAS ATÉ 17 DE JANEIRO DE 2025
|
Rio de Janeiro, 3 de janeiro de 2025 - Moradores do Complexo da Maré podem se inscrever no curso gratuito ‘NAVE em Órbita - Criando Meu Primeiro Jogo Digital’ até o dia 17 de janeiro. Com duração de oito horas ao longo de dois dias de aulas presenciais, a iniciativa é uma parceria entre o instituto Oi Futuro e a ONG Redes da Maré e tem como objetivo apresentar o universo da programação e desenvolvimento de jogos digitais a jovens entre 13 e 16 anos da comunidade. As aulas contarão com atividades práticas e colaborativas, que abordarão conhecimentos sobre temas como cultura e design de jogos, programação e arte visual e sonora.
Desenvolvido pelo instituto Oi Futuro, o NAVE em Órbita é uma experiência adaptada do currículo de Programação de Jogos Digitais do NAVE (Núcleo Avançado em Educação), programa de Educação que completa 19 anos e oferta formação profissional no ensino médio para jovens que desejam atuar nas áreas de tecnologia e criatividade. O NAVE em Órbita busca apresentar essa experiência de curta duração, desenvolvendo habilidades técnicas e atitudinais cada vez mais relevantes para atuar na indústria criativa e digital.
Com um total de 40 vagas, as inscrições para a nova turma presencial e exclusiva para moradores da Maré podem ser realizadas até o dia 17 de janeiro de 2025 através do link AQUI. Para aqueles que não têm acesso à internet, haverá também atendimento na sede da Redes da Maré (Rua Sargento Silva Nunes, n.º 1012, Nova Holanda), na sede da Vila dos Pinheiros (Via A1 – CIEP Gustavo Capanema, Vila dos Pinheiros) e no Galpão Ritma (Rua Teixeira Ribeiro, n.º 521, Nova Holanda). A seleção será por ordem de inscrição e os participantes confirmados serão divulgados no dia 17 de janeiro nos murais das Redes da Maré e no Instagram da ONG @redesdamaré. As aulas serão realizadas nos dias 23 e 24 de janeiro, de 14h às 18h, no Galpão Ritma. Mais informações no edital AQUI.
“Acreditamos que um curso que ensina a criar jogos vai muito além de uma experiência meramente criativa ou de entretenimento, mas representa uma oportunidade de abrir os horizontes de muitos jovens para uma área que, para muitos, poderia parecer inalcançável. Esperamos que esta parceria do Oi Futuro com a Redes da Maré nos ajude a alcançar ainda mais pessoas que sonhem em iniciar uma carreira no mercado de tecnologia”, afirma Aline Almeida, Gerente de Educação, Inovação Social e Comunicação do Oi Futuro.
O NAVE em Órbita é um projeto desenvolvido pelo instituto Oi Futuro e que conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, de SulAmérica, Rede D’Or, Bemobi, e Vinci Partners, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura - Lei do ISS. Ele foi inspirado nas práticas aplicadas no Núcleo Avançado em Educação – NAVE, programa do Oi Futuro que há 18 anos oferece Ensino Médio integrado à educação profissional e tecnológica e já formou mais de 3800 jovens em Multimídia e Programação de Jogos nos estados do Rio de Janeiro e de Pernambuco.
Sobre o Programa NAVE
Em um mundo que vive disrupções intensas trazidas pelas tecnologias digitais, novas formas de ensinar e aprender são essenciais. É com essa visão que o NAVE (Núcleo Avançado em Educação), programa desenvolvido pelo Oi Futuro, instituto de inovação e criatividade da Oi, em parceria com as secretarias estaduais de educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, oferece Ensino Médio integrado à Educação Profissional e Tecnológica, formando jovens para as economias digital e criativa, com foco na produção de games, aplicativos e produtos audiovisuais.
Referência nacional no uso pedagógico de novas tecnologias, o Programa NAVE está se unindo a novos parceiros para formar a Aliança NAVE: uma rede de impacto na Educação do país capaz de inspirar políticas públicas que consolidem a democratização de um ensino de qualidade no Brasil.
Sobre o instituto Oi Futuro
O Oi Futuro promove e cocria projetos e programas para o desenvolvimento de ações estruturantes e transformadoras nas áreas de Cultura, Educação e Inovação Social. Há 23 anos, o Oi Futuro estimula indivíduos, organizações e redes a construírem novos futuros, mais inclusivos, diversos e sustentáveis, por meio de ações e parcerias em todo o Brasil.
Desde 2005, o Oi Futuro mantém o Futuros – Arte e Tecnologia, um centro cultural no Rio de Janeiro com uma programação diversa e inovadora, que valoriza a convergência entre arte contemporânea, ciência e tecnologia. Com quase 130 mil visitantes em 2023, o espaço abriga galerias de arte, um teatro multiuso e também o Musehum – Museu das Comunicações e Humanidades, que mantém um acervo de mais 130 mil peças históricas sobre as comunicações no Brasil. O Musehum oferece experiências imersivas e interativas que convidam o público a refletir sobre o impacto das tecnologias nas relações humanas.
Em 2024, o Futuros - Arte e Tecnologia conta com patrocínio de BNY e EY e apoio do Governo Federal através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Já por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro – Lei do ISS, o projeto Vem, Futuro! Ano 2 conta com patrocínio da Serede, Oi, Tahto e Prefeitura do Rio de Janeiro/SMC. A realização é da Zucca Produções em parceria com o Oi Futuro, oferecendo programação cultural, ações educativas e abrangendo infraestrutura de apoio nas galerias, no teatro e no Musehum.
Em parceria com as Secretarias de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Pernambuco, o instituto Oi Futuro também é responsável pelo programa de ensino NAVE (Núcleo Avançado em Educação). Fundado há 18 anos, o programa une o conceito de escolas públicas de Ensino Médio a cursos técnicos profissionais profissionalizantes nas áreas de Multimídia e Programação de Full Stack e Jogos Digitais. O NAVE já formou mais de 3.800 alunos e, segundo levantamento realizado em 2023, 93% deles ingressaram no Ensino Superior e 86% estão trabalhando.
Na área da Inovação Social, o Oi Futuro atua com foco no fomento e desenvolvimento do ecossistema da Economia Criativa, promovendo ciclos de aceleração de iniciativas que têm a transformação social como propósito principal. A partir de editais públicos, esses ciclos são compostos de mentorias individuais, workshops e capacitações com foco em gestão para empreendedores, contribuindo para o fortalecimento e estruturação de suas organizações. Desde 2017, o instituto já promoveu 10 ciclos de aceleração com 153 organizações e negócios de impacto social, alcançando diretamente mais de 1.150 gestores sociais com cerca de 15.900 horas de mentorias realizadas.
Patrocinadores
Rede D'Or:
Fundada em 1977, a Rede D’Or São Luiz é a maior rede privada de cuidados integrados do Brasil com presença em doze estados, além do Distrito Federal. O Grupo opera com 73 hospitais. A Rede possui cerca de 11,7 mil leitos operacionais. São, ao todo, 73,4 mil colaboradores e 106 mil médicos credenciados, que realizaram cerca de 5,5 milhões de atendimentos de emergência, 498 mil cirurgias, 43,3 mil partos e 5,0 milhões de atendimentos ambulatoriais nos últimos 12 meses, além de 28 mil cirurgias robóticas desde o início do serviço, há sete anos. A Rede D’Or São Luiz também conta com a Oncologia D’Or e Onco Star, rede de clínicas especializadas em tratamento oncológico.
Bemobi:
Nascida no Brasil, mas com atuação global, a Bemobi é uma empresa de tecnologia pioneira com foco na oferta de soluções e plataformas móveis para pagamentos digitais, engajamento de clientes, microfinanças e serviços digitais.
Vinci Partners:
A Vinci Partners é a plataforma referência em investimentos alternativos no Brasil. Foi fundada em outubro de 2009 por um grupo de gestores com ampla experiência no mercado financeiro. Tem profundo conhecimento da economia brasileira e extensa rede de relacionamentos. Composta por áreas que poderiam funcionar de forma independente, mas que, integradas, produzem sinergia e resultados.
SERVIÇO:
Curso ‘Nave em Órbita - Criando Meu Primeiro Jogo Digital’ na Maré
Data das aulas: 23 e 24 de janeiro de 2025
Horário das aulas: 14h às 18h
Local das aulas: Galpão Ritma (Rua Teixeira Ribeiro, n.º 521, Nova Holanda)
Carga horária: 8 horas
Público: jovens de 13 a 16 anos que morem no Complexo da Maré
Inscrições até 17 de janeiro de 2025: AQUI ou presencialmente na Redes da Maré (Rua Sargento Silva Nunes, n.º 1012, Nova Holanda), sede da Vila dos Pinheiros (Via A1 – CIEP Gustavo Capanema, Vila dos Pinheiros) e Galpão Ritma.
Curso gratuito