Crimes impactam diretamente na capacidade de diagnóstico e atendimento aos pacientes, além de causar grandes prejuízos financeiros

 

Os hospitais enfrentam desafios crescentes de segurança patrimonial, pois o número de crimes cometidos contra essas entidades tem se intensificado. Recentemente, furtos de equipamentos e peças em hospitais em Minas Gerais, Bahia e Santa Catarina causaram grandes prejuízos. Em um dos casos, uma quadrilha furtou equipamentos nas cidades de Montes Claros e Janaúba (MG), no qual a perda foi avaliada em mais de 1 milhão de reais. As baixas além de afetarem a saúde financeira das instituições, impactam diretamente no diagnóstico e tratamento de doenças, o que pode colocar em risco a vida de milhares de pacientes.

 

Com perdas significativas registradas em várias regiões do país, hospitais buscam soluções tecnológicas para evitar que incidentes comprometam sua capacidade de atendimento e seu patrimônio. Soluções de rastreamento em tempo real e controle de ativos têm se tornado cruciais para proteger equipamentos médicos de alto valor, pois com sistemas de beacons e gateways, elas proporcionam visibilidade completa dos ativos hospitalares, facilitando a localização e prevenindo movimentações não autorizadas.

 

“As soluções de rastreamento trazem uma camada essencial de segurança, pois permitem o rastreamento em tempo real de cada equipamento, ao mesmo tempo que aumentam a eficiência operacional, pois reduzem custos ao evitar roubos e, até mesmo, a perda de equipamentos dentros dos hospitais, que acaba gerando ineficiência no atendimento aos pacientes”, sinaliza Ricardo Reis, Diretor da Globalthings - empresa especializada em soluções tecnológicas para o setor de saúde, com foco em dados, segurança e eficiência operacional.
 

Soluções de monitoramento em tempo real também ajudam hospitais a atender regulamentações de segurança e a melhorar a organização de áreas críticas, como UTIs. Essas tecnologias possibilitam alertas proativos sobre desvios e saídas de equipamentos, evitando que ações suspeitas passem despercebidas. Além disso, com dados em tempo real, gestores têm acesso a análises de performance, o que permite uma resposta mais rápida e informada a qualquer movimentação suspeita, garantindo que equipamentos essenciais estejam sempre disponíveis para o atendimento.

 

Com o objetivo de proporcionar mais segurança aos hospitais, a Globalthings desenvolveu o GT Ativos, um sistema de geolocalização para o monitoramento de equipamentos em tempo real, que possibilita agilidade nas atividades operacionais de locomoção, além de garantir proteção e segurança aos patrimônio e aos pacientes. “Os equipamentos podem se movimentar dentro do próprio hospital, sair de uma sala cirúrgica e ir para UTI, ou se movimentar para fora do hospital, indo da unidade A para unidade B, por exemplo", explica Reis.
 

O GT Ativos possui tags baseadas no bluetooth low energy que são colocadas no equipamento e, após a configuração na plataforma, é possível identificar em qual ambiente o equipamento está localizado ou se foi transferido para outra instituiçãoUtilizado pelo Hospital das Clínicas, o GT Ativos também permite a confecção de inventário integrado com informações detalhadas como fabricante, número de série e condição, além de verificar a precisão das informações no inventário e detectar desvios ou erros entre a posição real do ativo e a declaração apresentada, tornando o controle hospitalar mais rápido e eficiente.
 

Sobre a Globalthings

A Globalthings é uma empresa especializada em soluções tecnológicas para o setor de saúde, com foco em dados, segurança e eficiência operacional. Suas plataformas Tecnovigilância, GT Ativos, Connect +, Effort e GT PAPO têm ajudado instituições de saúde e healthtechs a melhorar a gestão de processos e a conformidade com regulamentações de segurança, garantindo um atendimento de qualidade e acessível para todos.