Mais de 40 pessoas passaram para prestigiar o evento, que também celebrou o talento e a dedicação das artesãs
A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realizou nesta segunda-feira, dia 09, uma 'Feira de Artesanato' para as pessoas assistidas pelos dispositivos de Saúde Mental. O evento, que aconteceu na Igreja Metodista Central, no Centro, apresentou trabalhos e exposições realizadas pelas oficinas terapêuticas, que tem como objetivo promover a cidadania, restituindo os direitos formais e o empoderamento psicossocial.
A coordenadora do programa de Saúde Mental de Barra Mansa, Maria Elvira da Cunha, destacou que os trabalhos foram realizados pelos grupos terapêuticos de mulheres em acompanhamento dos ambulatórios de Saúde Mental do Centro e da Região Leste. "Esse grupo tem o objetivo de trabalhar a autoestima e o empoderamento dessas mulheres, oferecendo o tratamento em saúde mental como um todo, estabelecendo uma troca de experiências, vivências e laços entre elas", explicou.
A técnica em Saúde Mental e assistente social do ambulatório da Região Leste, Alessandra dos Santos, enfatizou que o artesanato pode ser importante para a saúde mental, pois pode ajudar na comunicação, memória, criatividade e na socialização. "O artesanato atua como uma forma de terapia, ajudando a reduzir o estresse e a ansiedade. Possui potencial produtivo e tem uma atuação abrangente e transversal, conectando cultura, tradição e desenvolvimento econômico. Cerca de mais de 40 pessoas passaram por aqui hoje para prestigiar e valorizar o trabalho manual e as exposições feitas à mão", frisou.