Ensaio selecionado evidencia como as mulheres estão reinventando o comércio exterior
Um ensaio produzido por alunos da ESAMC Santos foi selecionado para integrar o e-book “Ensaios PEIEX 2024”. Desenvolvido pelo professor do curso de Relações Internacionais, Odair Dias Filho, juntamente com os estudantes Eduarda Oliveira e Vinícius Lamosa, o trabalho “Exportando mudanças – como as mulheres estão reinventando o comércio exterior” foi aprovado para compor a iniciativa da Apex-Brasil, que busca destacar a produção intelectual voltada ao comércio exterior e às relações internacionais.
O programa tem como objetivo promover e valorizar as melhores produções acadêmicas relacionadas ao comércio exterior, à internacionalização de empresas e às relações internacionais. Segundo Odair, o ensaio será um marco significativo na publicação, que alcançará especialistas, profissionais da área e instituições de ensino no Brasil e no exterior.
“Essa conquista destaca o compromisso da ESAMC com a excelência acadêmica e a preparação de seus alunos para os desafios do mercado global. O trabalho ficou entre os melhores, destacando-se como uma das principais contribuições para a composição do e-book, que reúne os melhores ensaios sobre comércio exterior e internacionalização de empresas”, comenta o professor.
Essa experiência também impulsiona a confiança e a motivação dos estudantes, que têm suas pesquisas reconhecidas em publicações de relevância nacional e internacional. Ao vivenciarem esse destaque, os alunos ampliam sua percepção sobre as possibilidades de carreira no campo do comércio exterior e constroem um portfólio diferenciado.
Sobre a ESAMC
Fundada em 1999, a ESAMC é reconhecida nacionalmente como um centro de excelência e está nos rankings das 50 melhores faculdades do país, pois se destaca pelo projeto educacional inovador, que alia teoria à realidade do mercado de trabalho. Com o objetivo de formar líderes, desenvolve competências técnicas, gerenciais e comportamentais, o que gera empregabilidade e reconhecimento entre os empresários das regiões onde se instala. A instituição estabeleceu seu primeiro campus em Santos, no litoral de São Paulo, e hoje está presente em 5 cidades do Brasil.