Procedimentos realizados entre sexta-feira (22) e sábado (23) incluíram as especialidades de ortopedia e oftalmologia
O Hospital São João Batista (HSJB), em Volta Redonda, realizou mais uma maratona de cirurgias no último fim de semana. No total, 22 pacientes passaram por procedimentos ortopédicos e oftalmológicos durante a sexta-feira (22) e sábado (23) na unidade hospitalar, localizada no bairro Colina.
Na sexta-feira, o total de cirurgias chegou a sete. O doutor Flávio Reis, que também é diretor-médico do HSJB, realizou dois procedimentos ortopédicos em pacientes de 17 e 67 anos: reconstrução do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo e artroplastia total de joelho esquerdo, respectivamente. Ambos tiveram alta no dia seguinte.
No mesmo dia, o médico oftalmologista Gabriel Lopes atendeu a cinco pacientes, entre 51 e 66 anos, que passaram por cirurgias de vitrectomia, indicado para tratar problemas na retina e no vítreo do olho. O procedimento consiste em remover parte ou a totalidade do vítreo, substância gelatinosa que preenche o interior do olho; ele é substituído por uma solução salina, gás ou óleo de silicone. É indicado para problemas como retinopatia diabética, descolamento de retina, buraco macular, hemorragia vítrea e complicações de cirurgias de catarata. Todos os pacientes foram liberados um dia depois.
No sábado, foi a vez de se realizarem as outras 15 cirurgias. O doutor Gabriel Lopes realizou mais sete vitrectomias, atendendo a pacientes entre 41 e 70 anos. Já as doutoras Nathalia e Ana realizaram oito cirurgias para corrigir problemas de estrabismo em pacientes entre três e 27 anos de idade, eles tiveram alta no mesmo dia.
Com a implementação dos mutirões/maratona de cirurgias, o Hospital São João Batista tem oferecido um maior número de procedimentos para os moradores de Volta Redonda, mantendo o cronograma de cirurgias eletivas agendadas durante a semana – além dos casos emergenciais, uma vez que o HSJB é uma unidade de pronto atendimento.
“Parabenizo, sempre, o trabalho feito pelas equipes do nosso hospital, que têm melhorado a vida de tantas pessoas dedicando seu tempo aos finais de semana para essas cirurgias”, disse o prefeito Antonio Francisco Neto.