O PSE (Programa Saúde na Escola), que retomou suas atividades em Itatiaia em março de 2023, depois de pactuação em dezembro do ano anterior, para vigência no biênio 2023 / 2024, atingiu 100% das metas definidas com o governo estadual. A iniciativa é desenvolvida em conjunto entre as secretarias de Educação e Saúde, coordenada pelo Enfermeiro Flávio Crizio, em articulação com Patrícia Maia, Coordenadora do Serviço de Orientação Educacional da Secretaria de Saúde, além da participação do setor de  Saúde Bucal, apoio de Vigilância em Saúde, Postura 10, e-Multi - nova terminologia do NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família), ATAN (Área Técnica de Alimentação e Nutrição) e ESFs, com a participação de enfermeiros

De acordo com Flávio, na ação os profissionais de saúde enfocam temas, dentro da faixa etária de cada unidade escolar, como prevenção à violência e promoção cultura e paz, cidadania e direitos humanos, alimentação saudável e prevenção da obesidade. Também são abordados assuntos como a promoção da atividade física, da cultura de paz e direitos humanos, prevenção ao uso de álcool, tabaco, e outras drogas, saúde ambiental, bucal, auditiva, ocular, mental, sexual e reprodutiva, prevenção do HIV/IST, verificação da situação vacinal e questões de demanda livre solicitados.
Segundo o coordenador do PSE, antes de sua retomada o programa estava inativo há pelo menos três anos, passando por uma reestruturação pela gestão atual. Ele lembra que durante as atividades do Programa Saúde na Escola são abordados assuntos pactuados e organizados mensalmente, conforme cronograma da Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com Secretaria de educação.
- O PSE trata de questões importantes para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, debatendo políticas de saúde e educação voltadas as crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública, proporcionando melhoria da qualidade de vida da comunidade - explica Flávio.
A Secretária de Educação de Itatiaia, Márcia sabadini, destaca que o PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que podem comprometer o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino. “O público-alvo do PSE são os estudantes da Educação Básica, gestores e profissionais de educação e saúde, a comunidade escolar e a Educação de Jovens e Adultos”, afirma.
O Secretário de Saúde de Itatiaia, Guilherme Amaral, conta que para alcançar os objetivos do Programa, a iniciativa é constituída por alguns componentes, que englobam questões como a avaliação das condições de saúde das crianças, adolescentes e jovens que estão na escola pública, além da promoção da Saúde e de atividades de Prevenção e monitoramento e Avaliação da Saúde dos Estudantes, entre outras.
- Mais do que uma estratégia de integração das políticas setoriais, o PSE trata a saúde e educação como parte de uma formação ampla para a cidadania - conclui.