De 29 de outubro a 06 de novembro foram aplicadas 42 multas e 16 apreensões
A Prefeitura de Resende divulgou o balanço da operação para apreensão das motocicletas com escapamentos alterados, que produzem mais barulho e mais alto. De 29 de outubro a 06 de novembro foram aplicadas, ao todo, 42 multas e 16 apreensões de motocicletas.
De acordo com os dados foram aplicadas neste período: 10 multas do Estado, 6 multas do município, e 8 apreensões. E em paralelo a esta fiscalização, no dia 1° de novembro, por meio de uma parceria entre a Guarda Civil Municipal e a Polícia Militar, uma ação foi realizada na região do Acesso Oeste, em que foram aplicadas 26 notificações e 08 apreensões.
A fiscalização é feita diariamente pela Guarda Civil Municipal em diferentes horários e locais de Resende. A ação tem como principal objetivo coibir as motocicletas que possuem os escapamentos alterados. Vale destacar que a operação continua nos próximos dias para diminuir os transtornos e barulhos.
A Guarda Civil Municipal também divulgou os dados da campanha de conscientização para os motociclistas realizada nos dias 21 a 25 de outubro. Neste período foram feitas 540 abordagens a motociclistas, em que os agentes verificaram se estavam habilitados e se o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) estava em dia.
-Estes números mostram que nossa operação tem obtido resultados positivos com notificações e apreensões de veículos. Além disso, buscamos conscientizar e informar aos motociclistas sobre a importância de ter seu veículo regular e que estes escapamentos alterados trazem sons perturbadores às pessoas e também ao meio ambiente e a saúde, pois liberam mais fumaça. Reforçamos também que estas motos alteradas são ilegais e conduzi-las é uma infração de trânsito grave, com multa de R$ 195,23, além de cinco pontos na CNH e retenção de veículo - destacou Rokly Lany Alves de Carvalho, comandante da Guarda Municipal.