Quantidade representa mais de 10 milhões de sacolas que substituem materiais feitos com plástico convencional; número deve dobrar até o final de 2024
São Paulo, novembro de 2024 - A Bioelements, empresa líder em soluções inovadoras e sustentáveis para embalagens, e a Riotek, uma das maiores produtoras, transformadoras e recicladoras de plástico do país, se uniram com o intuito de oferecer aos consumidores brasileiros produtos biodegradáveis para substituir uma parcela do plástico convencional de uso único consumido no país, como as tradicionais sacolas plásticas de supermercado.
A parceria, que teve início em 2024, já produziu 250 toneladas de embalagem biodegradável entre janeiro e outubro deste ano, o que corresponde a mais de 10 milhões de sacolas. São opções que oferecem a mesma funcionalidade, mas mitigando o impacto ambiental de uma forma sustentável. Os experimentos da Bioelements mostram que, ao usar plástico biodegradável, é possível reduzir as emissões de dióxido de carbono na fabricação de produtos em até 60%.
De acordo com Adriana Giacomin, country manager Brasil da Bioelements, “o produto biodegradável reduz as emissões de CO2 em diferentes fases do seu ciclo em comparação com os plásticos convencionais e não é biotóxico, assim como não contém metais pesados e não deixa microplásticos na natureza. Ele se biodegrada em até 20 meses em condições diversas, diferente do plástico convencional que pode levar mais de 400 anos”. Ela destaca ainda que “todas as formulações e embalagens criadas pela nossa empresa têm certificações de institutos científicos dos países onde atuamos nos EUA e América Latina, além da Europa. No Brasil nossa parceira é a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)”.
Para Rafael Policiano, diretor Comercial da Riotek, “tem sido um processo de muito aprendizado. O bioplástico tem uma materialidade diferente do plástico convencional e tivemos que entender como usar os maquinários a favor, com temperaturas de corte diferentes, considerando a materialidade e a elasticidade das formulações”. Segundo ele, diversos investimentos e ajustes foram feitos para atender a essa nova demanda “e garantir que os produtos finais atendam aos padrões de qualidade e sustentabilidade exigidos pela Bioelements e que as formulações exclusivas sejam produzidas com fidelidade e não sejam compartilhadas com outros clientes”.
Soluções sustentáveis são tendência
Na América Latina, são produzidas aproximadamente 200 mil toneladas de bioplástico por ano, segundo pesquisa realizada pela BRASKEM em 2020, e a expectativa é que esse mercado cresça 22,8% até 2029.
Para Adriana, investir em sustentabilidade é falar de presente. “Fizemos um levantamento em fevereiro de 2024 que mostrou que 78% dos brasileiros gostariam de ter mais ajuda das empresas na gestão das embalagens ao final de sua função. O estudo mostra também que a mesma quantidade considera que uma marca melhoraria a sua imagem se adotasse plásticos biodegradáveis em seus negócios. Fomos ouvir os consumidores porque eles lideram parte dessa mudança junto às indústrias e companhias que decidem investir nesse futuro mais responsável ambientalmente”.
Policiano explica que apesar de já ter anos de tradição no mercado, é a primeira vez que a Riotek trabalha em larga escala com o plástico biodegradável. “E mais do que isso, nunca trabalhamos com o pensamento de ser uma empresa que representa esse movimento a favor do plástico biodegradável, defendendo a sustentabilidade como faz a Bioelements. Foi uma proposta com valor: a busca por um planeta melhor e mais sustentável, com um produto certificado, testado, aprovado por universidades ao redor do mundo, é um diferencial, não é só uma resina”, conclui.
Sobre a Bioelements
A Bioelements é uma empresa baseada na ciência e tecnologia, especializada no desenvolvimento e produção de embalagens bioplásticas que se biodegradam em no máximo em 20 meses. A companhia trabalha em colaboração com a academia para inovar e cumprir o propósito de liderar a indústria de embalagens em direção a um modelo ambientalmente responsável, oferecendo uma ampla gama de produtos que reduzem a pegada de carbono e enfrentam o desafio da poluição. A Bioelements nasceu no Chile em 2016 e, atualmente, está presente em toda a América Latina e nos Estados Unidos, possuindo mais de 200 clientes nos países nos quais atua. Acesse o site: Link