Mostra do artista visual Anders Bergman fica disponível até o dia 20 de dezembro, com visitação aberta das 10h às 17h 

O Museu de Arte Moderna de Resende abre, nesta quinta-feira, a exposição Utopia: trazendo as bananas e o café de volta ao BrasilA mostra de autoria do artista visual Anders Bergman fica disponível até o dia 20 de dezembro, com visitação aberta das 10h às 17h. O MAM Resende fica na R. Dr. Cunha Ferreira, 104 – Centro 

Há sete anos, o artista conheceu Penedo e se apaixonou pela história dos finlandeses que chegaram ao local quase cem anos antes, com o objetivo de criar uma utopia, segundo Bergman. 

Com vestígios e reflexos do folclore finlandês e sueco, além de expressões culturais tradicionais, temperadas pelas influências brasileiras, esse pequeno lugar aos pés da montanha, bem ao lado da floresta, me pareceu envolto em uma aura misteriosaA exposição no MAM Resende é uma interpretação ficcional livre de um sonho utópico, e fico muito feliz e satisfeito por ter a oportunidade de apresentar essas obras no belo Museu de Arte Moderna de Resende – diz o artista. 

Destrinchando o título, segundo o artista 

Utopia significa, em grego antigo, nenhum lugar. A representação visual de um possível nenhum lugar; e uma referência ao próprio significado da palavra é uma série de fotos documentais de uma obra de arte específica para o local, chamada Mirror House (Casa Espelho), que está localizada em um prado de feno perto do Centro de Arte Haihatus, em Joutsa, na Finlândia. 

Bananas se refere a uma série de colagens, esculturas e desenhos feitos a partir de caixas de banana de papelão comuns. As obras são apresentadas na forma de uma instalação. Caféoutra série de colagens feitas com diversos tipos de papéis e tintas. O café foi utilizado aqui como meio de pintura e também como referência a uma antiga tradição de adivinhação, onde se leem formas e figuras nas borras de café. 

O artista conta que está tentando aumentar os intercâmbios culturais entre esta região do Brasil e a região nórdica/báltica da Europa.  

Quero expressar meus sinceros agradecimentos e uma calorosa salva de palmas ao meu excelente produtor, Pedro Luz, e à diretora do museu MAM Resende, Carmem Aguiar, por seus incansáveis esforços e apoio para que tudo isso se tornasse realidade – ressaltou. 

Sobre Anders Bergman 

Anders Bergman é um artista visual nascido em Dalarna, Suécia, que explora a interseção entre arte e arquitetura, com uma abordagem marcada pelo uso de materiais reciclados e práticas sustentáveis. 

Formado pela Academia de Belas Artes em 2006, Bergman criou obras que dialogam com o espaço e o tempo, muitas vezes incorporando elementos de demolição e reconstrução em suas esculturas e instalações. Seus projetos são exibidos internacionalmente, e ele tem se destacado por seu trabalho no Centro de Arte Haihatus, na Finlândia, onde já produziu diversas exposições. Entre suas criações mais notáveis estão as séries de colagens e esculturas com caixas de banana e outras instalações, como a Mirror House";, que refletem sua contínua investigação sobre o conceito de utopia e a ligação entre o natural e o construído. 

Seu trabalho é uma reflexão profunda sobre as transformações dos materiais e dos ambientes que ele habita, sempre impregnado de uma sensibilidade em relação à passagem do tempo e às memórias incorporadas nas estruturas físicas