Itatiaia participa do 3º Fórum de Desenvolvimento Regional
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia, José Luiz Xavier, e o Superintendente de Eventos, Tarcísio Aragão, participaram, com empresários, lideranças públicas e privadas, além do Terceiro Setor, do 3° Fórum de Desenvolvimento Regional, nesta quinta-feira (28/11), no Hotel Bela Vista, em Volta Redonda, entre 14h e 18h, estratégias para a transformação e o desenvolvimento da região Médio Paraíba.
Durante o encontro, uma realização da ADR Lider Vale (Agência de Desenvolvimento Regional Lider Vale Médio Paraíba), foram apresentadas experiências de sucesso mundial que levaram cidades como Medelín, na Colômbia, a se transformarem em exemplo de inovação, geração de negócios e ampliação da renda da população.
O evento debateu também estratégias para o desenvolvimento sustentável e integrado dos municípios, com destaque para o ‘Cicloturismo como motor do turismo local’, ‘Educação inovadora como chave para o progresso regional’, ‘Inovação e colaboração entre academia, empresas e governo’ e o ‘Case Medellin: transformação de uma cidade através de resiliência e inovação’.
De acordo com o presidente da ADR, Péricles Aguiar, a participação da entidade tem sido marcante no sentido de promover o debate sobre como estimular o desenvolvimento da região. “Temos buscado ampliar a articulação de forma que os projetos que impulsionam o desenvolvimento regional sejam pauta de todos os setores e esperamos que este fórum traga novos adeptos e voluntários para contribuir com nossa Agenda 2030”, comenta.
O Secretário de Desenvolvimento Econômico de Itatiaia, José Luiz Xavier, destacou a importância de se fomentar movimentos regionais que apostem no desenvolvimento integrado e sustentável de todo o Médio Paraíba. Ele lembra que a região engloba 12 municípios, com cerca de um milhão de habitantes.
- Não podemos pensar o Sul Fluminense de forma isolada. A Agência de Desenvolvimento Regional tem realizado um trabalho importante estimulando o debate integrado de toda a região. “O Sul Fluminense tem grande potencial econômico e como as cidades que compõem o Médio Paraíba são muito próximas, as decisões que um município toma podem gerar impactos em toda a região - ressalta.