Resultado demonstra a primeira queda desde 2022. Acordos se mostram boa opção para economia em todo Brasil 


Rio de Janeiro, novembro de 2024 - De acordo com dados do Grupo Softplan, obtidos por meio de estudo realizado por sua Unidade de Inteligência Legal, no Rio de Janeiro, o primeiro semestre de 2024 teve 79% menos descumprimentos de acordos judiciais nos processos trabalhistas e 75% a menos nos cíveis em relação ao ano anterior. Os dados foram analisados via Projurisplataforma de Inteligência Legal que oferece soluções desde a gestão de departamento/escritório jurídico até consultoria e análise de dados.

O estado fluminense tem se mantido na média nacional quanto a representatividade dos acordos, ficando perto de 7%. Em todo Brasil, esse cenário se mostra uma boa fonte de economia, pois o estudo identificou que quando realizados nas fases iniciais, esses números podem superar 60% de abatimento no valor pedido. “Ferramentas que atuam com IA, como a Projuris, são capazes de analisar grandes volumes de dados e fornecer insights sobre o provável resultado de um caso, ajudando as partes a chegarem a uma decisão em comum. Considerando o atual cenário tecnológico, é natural que a IA se torne mais presente e importante dentro dos mais diversos setores, incluindo o jurídico”, comenta Cristiano Luis, gerente de marketing do Grupo Softplan para Inteligência Legal.

Os dados do estudo foram analisados via Projuris, principal plataforma de inteligência jurídica da companhia, que conta com uma carteira de clientes com mais de 5 mil escritórios e cerca de 850 departamentos jurídicos, totalizando mais de 31 mil usuários no sistema em todo o Brasil.