Especialista cita 6 pontos de atenção para a educação infantil
A escolha da escola certa para os filhos é uma das decisões mais importantes que pais e responsáveis enfrentam. Para ajudar nessa tarefa, a especialista em educação Deyse Campos, fundadora da escola curitibana Interpares, recomenda um checklist que deve ser levado em consideração durante uma visita a uma nova instituição de ensino.
“Os responsáveis frequentemente se deparam com a questão da proposta pedagógica da escola, mas recomendo que, em vez de focar apenas nesse aspecto, eles façam perguntas mais práticas sobre o cotidiano escolar”, conta Campos.
A especialista explica que ao perguntar como a escola lida com situações comuns, como quando uma criança não quer ir à escola, se machuca ou tem dificuldades para brincar com os colegas, os pais poderão obter informações mais relevantes.
Essas perguntas sobre o manejo de eventos do dia a dia proporcionam uma compreensão mais clara de como a escola reage às necessidades emocionais e sociais das crianças, refletindo melhor sua abordagem pedagógica na prática.
“O guia vai ajudar que os responsáveis possam avaliar não apenas a infraestrutura e o modelo pedagógico, mas também o ambiente social e emocional da escola”, conta ela.
Relações interpessoais
Durante uma visita, observe se a pessoa que está apresentando a escola conhece e cumprimenta os funcionários e alunos que passam por ela.
A falta de interações pode indicar que a cooperação escolar é meramente funcional, sem um verdadeiro engajamento nas relações do ambiente escolar.
Checagem dos brinquedos
Preste atenção ao estado dos brinquedos, se estão gastos ou espalhados é sinal de que as crianças estão brincando e se divertindo. O mais importante em uma escola é que as crianças tenham liberdade e espaço para explorar e interagir.
Organização
Questione o guia sobre como a escola lida com imprevistos e desorganização. Uma escola muito organizada pode indicar uma dificuldade que não é saudável para o desenvolvimento infantil.
A infância é um período de surpresas e descobertas, e um ambiente controlado e controlador pode impedir essa dinâmica fundamental.
Aparência das crianças
Observe como as crianças estão apresentadas. Se for muito limpo, arrumado e 'perfeito', isso pode não refletir a realidade da essência da infância.
Uma infância saudável inclui momentos de exploração e brincadeiras, que muitas vezes resultam em um pouco de sujeira.
Comunicação visual e atualização
Examine as paredes da escola. Os painéis devem refletir as atividades e produções atuais das crianças. Painéis datados, como Dia das Mães mas já estamos no Dia dos Pais, podem indicar falta de renovação e atualização, enquanto um espaço que apresenta criações recentes com datas festivas variadas é um sinal positivo de uma instituição que valoriza a expressão e o aprendizado contínuo.
Verifique se os corredores da escola são aproveitados de maneira produtiva. Corredores vazios podem sinalizar que o conhecimento não está sendo compartilhado. Espaços que expõem as produções dos alunos incentivam a troca de saberes e valorizam a aprendizagem coletiva.
“É fundamental que os pais, ao visitarem uma nova escola, se sintam confiantes em relação à forma como a instituição lidará com situações do dia a dia, em vez de apenas se pautarem em rótulos pedagógicos como construtivista, interacionista ou tradicional”, finaliza Campos.
A verdadeira segurança vem da apresentação de cenários reais e estratégias práticas que a escola utiliza para atender às necessidades das crianças. Os responsáveis podem se sentir mais tranquilos, sabendo que a instituição está preparada para criar um ambiente acolhedor e eficaz para o desenvolvimento de seus filhos.