Um grupo de seis alunos do 8º ano do Ensino Fundamental do Colégio Nossa Senhora do Amparo, de Barra Mansa, foi destaque na Mostra Nacional de Robótica 2024 (MNR), realizada em Goiânia/GO, na última semana. Entre os 600 projetos inscritos em todo o Brasil, apenas 230 foram selecionados para participar do evento, incluindo o inovador projeto desenvolvido pelos estudantes do colégio: o MPA (Massageador Pessoal Atlético).

Sob a orientação do professor de Robótica Frederico Pitassi, os jovens desenvolveram um equipamento voltado para automassagens, que auxilia na recuperação muscular de atletas. Além do protótipo funcional, o projeto inclui um aplicativo que permite regular o funcionamento do MPA, demonstrando a preocupação dos alunos com a integração de tecnologia e usabilidade.

O MPA chamou a atenção pela inovação e potencial impacto social. Durante a mostra, os estudantes apresentaram o projeto em um estande, recebendo avaliadores do evento e centenas de visitantes curiosos com a ideia. O reconhecimento não tardou: o grupo barramansense foi agraciado com uma menção honrosa de mérito social, destacando o alto nível técnico e o potencial transformador do projeto. Os avaliadores elogiaram a criatividade e o comprometimento do grupo, ressaltando o MPA como uma solução promissora.

Para o professor Frederico Pitassi, a experiência foi enriquecedora. “Participar de um evento deste porte já é motivo de orgulho, mas ver nossos alunos sendo reconhecidos pelo esforço e pela qualidade do trabalho foi emocionante. Eles representaram brilhantemente o estado do Rio de Janeiro e a nossa escola”, afirmou o professor, que acompanhou os alunos em Goiânia ao lado da orientadora educacional Regiane Alves,

A aluna Isabela Bock Flores, de 13 anos, contou que a ideia de desenvolver o MPA surgiu durante as Olimpíadas deste ano. “Ao ver o esforço físico dos atletas nas provas, decidimos criar um equipamento que proporcionasse uma recuperação muscular rápida e daí surgiu o MPA. Trabalhamos muito em equipe e, com a orientação do professor Fred, soubemos lidar com os desafios e o projeto saiu do papel. Ficamos muito felizes com o reconhecimento na MNR”, disse Isabela.

Responsável pela parte de programação do MPA, o estudante Luiz Felipe Monteiro Peres revelou que já está pensando no projeto de robótica do próximo ano. Ao lado dos colegas Miguel Rocha Martins, Germana Novaes Montezano, Bernardo Pessoa Macedo e Pedro Fonseca Fadul, além de Isabela, ele contou que a participação no evento abriu novos horizontes para a equipe. “A MNR foi um grande marco para o nosso grupo e a nossa escola. Participar do maior evento de Robótica da América Latina nos abriu novas visões e reforçou a vontade de nos dedicarmos para participar das próximas edições”, destacou Luiz Felipe.

A diretora do Colégio Nossa Senhora do Amparo, Irmã Maria Cleidimária Pinheiro, celebrou a conquista do grupo. “É gratificante ver nossos alunos fazendo uso de tecnologia para proporcionar bem-estar e qualidade de vida às pessoas. O projeto de robótica ofereceu uma aprendizagem ampla, envolvendo debates de ideias, criatividade, foco na resolução de problemas e socialização. Agradecemos ao professor Frederico, à orientadora educacional Regiane e, principalmente aos nossos alunos e seus familiares, pela dedicação e empenho”, finalizou a diretora.

A Mostra Nacional de Robótica é um dos maiores eventos de robótica do Brasil, reunindo projetos de escolas e universidades que estimulam o uso da tecnologia como ferramenta de transformação social. Em 2025, o evento acontecerá em Vitória, capital capixaba.

Foto: Acervo pessoal