A vereadora eleita por Volta Redonda (2025-2028), Gisele Klingler, participou na segunda, 21, de um evento em alusão ao ´Outubro Rosa´, na Câmara de Vereadores. Também participaram do encontro o presidente da Casa, Edson Quinto, e os vereadores Neném, Cacau da Padaria e Francisco Novaes. 

 O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização que tem como objetivo alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.´ 

Gisele, eleita vereadora na eleição de outubro, descobriu que estava com câncer de mama em maio deste ano. Ela relatou como foi a descoberta do diagnóstico e a importância do autoexame. 

 “Eu descobri meu câncer através de um autoexame da mama. É importante a mulher conhecer seu corpo, fazer o toque. Eu senti um caroço diferente e procurei ajuda médica. E houve a confirmação após o exame de imagem. É muito importante esse diagnóstico precoce para que o tratamento possa dar certo”, comentou a vereadora eleita. 

Ela lembrou ainda que consultas médicas com especialistas e exames de imagens devem ser rápidas para que o diagnóstico seja o mais célere possível. “A chance de cura é muito maior com a descoberta rápida. O paciente oncológico deve ter prioridade no atendimento. Eu conheci relatos de pessoas que descobriram o câncer e que levaram meses para iniciar o tratamento. Isso não pode ocorrer”, acrescentou. 

Josilane Martinhão, coordenadora do grupo de Apoio à Pessoa com Câncer (GAPC), também participou do encontro no Poder Legislativo. “Esse evento foi muito importante para as pessoas se conscientizarem da importância da prevenção. E também poder apresentar para o Poder Público a importância dessa prevenção e de que os órgãos públicos possam realizar orientando e alertando a população. As pessoas assim passam a ter mais consciência da importância da prevenção e do perigo de não prevenir”, disse Josilane.