Os estados de São Paulo (40,74%) e do Amazonas (19,95%) foram os locais com maiores taxas relativas à baixa umidade e incêndios
São Paulo, 17 de outubro de 2024 – Um levantamento do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em parceria com a Robbu, de 12 de setembro, comprova a emergência que a população brasileira vem passando nas últimas semanas, marcadas por episódios de queimadas e tempo seco.
Os números são da ferramenta de alertas da Defesa Civil e indicam que, de 1 de agosto até 12 de setembro deste ano, foram enviados 1.453 alertas únicos do órgão público, via WhatsApp, relacionados a ondas de calor, riscos de incêndio, estiagem e baixa umidade do ar. Desse total, mais de um terço (40,74%) foi enviado apenas para o estado de São Paulo, alertando sobre baixa umidade do ar. Amazonas é o segundo local que mais recebeu os alertas (19,95%), mas relacionados a incêndios.
Os avisos sobre os perigos da baixa umidade do ar também tiveram alto volume nos estados do Amazonas (6,33%), Mato Grosso (5,02%) e Rio de Janeiro (3,64%). Já em relação a riscos de incêndio, São Paulo foi a segunda localidade que mais recebeu alertas (5,29%). O estado do Amazonas ficou mais uma vez em primeiro lugar em relação a mensagens sobre riscos de estiagem/seca (7,22%).
No entanto, fracionando os alertas por tema, Amazonas recebeu 92,92% dos alertas somente sobre estiagem/seca e 730,4% sobre incêndio. Já São Paulo, recebeu 65,92% das mensagens sobre baixa umidade.
No período, foram disparadas 1.018.841 mensagens de alerta (relacionadas aos 1453 alertas únicos) para 84.461 números de telefone cadastrados na plataforma.
Picos de baixa umidade
Alertas sobre a baixa umidade do ar lideraram entre os mais enviados. Das 1.453 mensagens do período, 898 (61,180%) são sobre o tema. O dia que lidera é 21 de agosto, com 70 mensagens únicas enviadas, seguido pelos dias 18 (61) e 14 (60) de agosto, e 1 (45) e 4 (42) de setembro.
Segundo a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), a região passa por uma situação inédita: desde a criação das medições da empresa, em 1985, nunca se havia observado a junção de poluição do ar, queimadas e tempo seco.
Já o Monitor do Fogo do MapBiomas, divulgou que o mês de agosto concentrou 49% das queimadas dos oito primeiros meses do ano. Os focos de fogo no país nesse período tiveram um aumento de 149%, em relação a 2023. Somente na Amazônia, foram 2 milhões de hectares queimados.
“Desastres ambientais e atividades humanas depredadoras do meio ambiente afetam diretamente a vida da população, que passa a sofrer problemas de saúde e bem-estar, por excesso de calor e má qualidade do ar. Por isso, é fundamental que todos estejam conscientes do que está acontecendo e fiquem atentos aos alertas para tomarem os cuidados necessários. Esse é nosso objetivo principal no projeto com a Defesa Civil Nacional”, explica Francisco Dabus, diretor de negócios da Robbu.
Além de comunicar sobre o risco de desastres, o chatbot desenvolvido para o MDR também avisa sobre colapsos ambientais, como as chuvas de verão, perigos de inundação, como ocorrido este ano no Rio Grande do Sul, e o caso de Maceió (AL), em que houve o afundamento do solo, em 2023.
Como funciona?
O chatbot é gratuito e dispara alertas via WhatsApp para todas as regiões do Brasil que apresentarem algum risco de desastre. A pessoa pode cadastrar mais de uma localização para monitoramento, assim, mesmo quando estiver em viagem ou em outra localidade, fica ciente da situação. No WhatsApp, é possível cadastrar o número 61 2034-4611 ou clicar no link Link.
“O cadastro é um processo simples, leva apenas alguns segundos e traz diversos benefícios, como recomendações e ações emergenciais para a população em situação de risco”, afirma Dabus.
Para mais informações, acesse o site do Governo.
Sobre a Robbu
A Robbu é líder em soluções de comunicação de negócios, oferecendo uma plataforma omnichannel altamente personalizável que se integra perfeitamente aos serviços, sistemas e APIs de cada parceiro. É especializada em ajudar empresas a otimizar seu contato com os clientes e é ativa na construção de chatbots personalizados.
Nesse sentido, a Robbu tem uma vasta lista de clientes, incluindo grandes empresas em diferentes segmentos como Banco BV, Yamaha, Vibra Energia e EMS Farmacêutica, bem como parcerias estratégicas com o Poder Público, incluindo projetos com a Defesa Civil Nacional e o Ministério da Saúde. Desde sua fundação em 2016, a Robbu tem mantido muitos de seus clientes em diferentes segmentos e países como parceiros de longa data.