Próxima etapa será a instalação das vigas e pilares, que serão de estruturas metálicas; novo prédio da SMPD está sendo construído no Jardim Paraíba
As obras da nova sede da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência de Volta Redonda (SMPD), no bairro Jardim Paraíba, tiveram a parte das fundações concluídas no último sábado, quando foi feita a concretagem da primeira laje do edifício. No total, segundo a empreiteira responsável pela obra, foram empregados 65 metros de concreto no serviço.
Os trabalhos já passaram por várias etapas, incluindo a demolição do imóvel que ocupava o local; topografia e rebaixamento do terreno; escavação; preparação das fundações, com as sapatas e baldrames (vigas que ajudam a distribuir de maneira uniforme o peso da construção pelo solo); confecção da malha de vergalhões para a laje, assim como das redes elétrica e hidrossanitária; e a base para a instalação da estrutura metálica, que já está sendo fabricada.
Enquanto a futura sede da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência não é concluída, a população pode se dirigir até a esquina da Avenida 17 de Julho com a Rua Paulo Leopoldo Marçal, no Aterrado. Com um total de dois andares, essa nova sede está sendo erguida ao lado do Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares – Centro-Dia Synval Santos, próximo ao Estádio da Cidadania.
O imóvel vai oferecer aos usuários uma sala com foco no atendimento a pessoas com autismo; sala de aula para a realização de curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais); salas multissensorial e sensorial, ambientes equipados que estimulam os sentidos (visão, audição, olfato, tato e paladar); laboratório de tecnologia assistiva; auditório; cozinha; espaços para terapia e audiovisual; e biblioteca em braile.
A nova estrutura possibilitará um atendimento mais completo aos assistidos pela secretaria, graças a uma equipe formada por psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas, fonoaudiólogos, psicoterapeutas, assistentes sociais e pedagogos. A nova sede da secretaria também terá uma Cozinha Afetiva, ligada ao Centro de Alzheimer Synval Santos e que terá a finalidade de estimular as boas lembranças através do hábito de cozinhar com os idosos diagnosticados com Alzheimer.