No último fim de semana, a Light recebeu as bobinas de cabos que irão compor a nova rede subterrânea da Ilha do Governador e de Paquetá. Com aproximadamente 1,3 quilômetro de cabos, fabricado em Poços de Caldas, Minas Gerais, o material é essencial para a linha subterrânea que conectará a subestação Fundão à subestação Galeão. Esta é a primeira vez que um cabo submarino é feito no Brasil pela Prysmian. A medida contribuiu para a redução do tempo da obra, já que a fabricação em solo brasileiro levou quatro meses. Se o mesmo cabo fosse feito no exterior, o tempo de espera seria de 1 ano. Ao todo, serão 11 mil metros de cabos.
A etapa marca o começo da terceira fase das obras de renovação da infraestrutura elétrica na região, que está prevista para outubro. O lançamento dos cabos começará já na próxima semana, dando início à última etapa do projeto de modernização.
Desde agosto de 2023, a Light realiza a renovação da infraestrutura elétrica, incluindo uma rede submarina para melhorar a distribuição de energia. No mês passado, a concessionária concluiu antecipadamente a segunda fase das obras. A etapa envolveu a implementação de um circuito de transmissão reforçado, essencial para restaurar o cabo de energia que teve defeito em julho. A carga que estava sendo fornecida por geradores foi transferida gradativamente para a rede da Light, com a conclusão do processo. Os geradores, que ainda estarão disponíveis para emergências, foram desligados, e serviços essenciais já estão conectados à rede da concessionária.
A Light permanece comprometida em entregar um serviço de excelência e minimizar qualquer transtorno durante o processo