Reunindo um grupo de mais de 500 pessoas envolvidas com a preservação ambiental, o projeto colaborativo visa disseminar conhecimento sobre sustentabilidade e promover iniciativas com foco ambiental e social
Uma importante iniciativa para o disseminar o conhecimento sobre a sustentabilidade, a Escola de Sustentabilidade da Mantiqueira (ESM) foi lançada oficialmente neste sábado (21/09), em evento realizado na cidade de Gonçalves (MG), com a presença de 50 pessoas engajadas com a preservação ambiental da região e que realizaram palestras sobre temas relevantes na área da sustentabilidade. A iniciativa de criação da Escola também recebeu o apoio da Ministra do Meio-Ambiente e Mudança Climática, Marina Silva.
“No momento que a gente vive muitas perplexidades com o que está acontecendo com o planeta, com o nosso país e a nossa região, iniciativas como esta fazem com que a gente tenha esperança e se sinta mobilizado pessoalmente, porque a gente precisa, cada vez mais, de ações que sejam lúcidas, e ao mesmo tempo, sejam muito práticas, para que se possa liderar pelo exemplo”, destacou a ministra Marina Silva, em vídeo que parabeniza o time da ESM pela iniciativa (Link).
Liderada por Eugenio Singer, profissional reconhecido por sua expertise em projetos voltados à sustentabilidade e um defensor da cultura participativa, a ESM já mobilizou um grupo de apoio de mais de 500 pessoas, com o objetivo de promover o desenvolvimento sustentável e atuar a favor da preservação da Serra da Mantiqueira.
|
O evento de lançamento da ESM contou com apresentações de Mario Mantovani, presidente do Instituto Florestasl e diretor executivo da ANAMMA (Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente), que abordou o tema da biodiversidade e unidades de conservação, e da socióloga e jornalista Maristela Bernardo, que tratou das políticas públicas na área ambiental, além de outras palestras.
“A proposta da ESM é estruturar uma base de pensamento voltada à sustentabilidade, formando cidadãos, agentes públicos, empresários e membros do terceiro setor, na direção de um desenvolvimento equilibrado, justo e resiliente”, conta Eugenio Singer. Ele explica que “a Escola tem como premissa a preservação do meio ambiente com justiça social e também busca valorizar a cultura e as manifestações artísticas e culturais locais como pilares para criar oportunidades de trabalho e fortalecer a cena cultural da região”.
O projeto colaborativo reúne profissionais especializados no tema da sustentabilidade, entre os quais muitos gerenciam projetos nesta área em diversas organizações, bem como membros da academia e representantes das mais diversas atividades.
O próximo evento da ESM, programado para 26 de outubro, acontecerá em Itamonte (MG), e abordará o tema de comunidades e turismo sustentável.
A ESM também discutirá, a seguir, a elaboração de projetos com a comunidade de Gonçalves passíveis de serrem financiados e implementados em 2025.
A Serra da Mantiqueira abrange uma área de 1,5 milhão de hectares e 425 municípios nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. A sua preservação requer tanto a reunião de expertises e a participação de pessoas engajadas com a sustentabilidade e a preservação do ecossistema da região quanto o apoio financeiro de empresas comprometidas com o desenvolvimento sustentável – este um desafio importante para a estruturação do projeto da ESM.
|