O Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Rio de Janeiro (SEMERJ) anuncia, nesta terça, dia 6 de agosto, a nomeação de Cláudia Romano, vice-presidente da Yduqs e presidente do Instituto Yduqs, como a nova liderança da entidade. Com uma carreira de mais de 20 anos dedicada à educação e uma sólida conexão com a agenda ESG, Cláudia será a primeira mulher à frente da instituição em seus 43 anos de história. Além de Cláudia, o novo Conselho Diretor do SEMERJ para o mandato de três anos (de 2024 a 2027) será composto por Eduardo Guimarães Prado (UNIFOA), como vice-presidente executivo, e por Rui Otávio Bernardes de Andrade (FAGRAM), Celso Niskier (presidente da ABMES e reitor da UniCarioca), Elizabeth Regina Nunes Guedes (presidente da Anup e conselheira do CNE) e Anibal José Grifo de Souza (Unigranrio), como vice-presidentes.
“Muito feliz pela condução de Cláudia Romano à presidência da organização. A experiência que acumula em sua carreira, apesar de jovem, descreve a trajetória de compromisso social e adequada condução dos impactos da educação superior no combate da desigualdade social e econômica. Suas ações ampliaram o significado da universidade em incluir e acolher os direitos aos que mais precisam por meio da Educação. Certamente essa será a direção dada ao SEMERJ em sua gestão ao conjunto das instituições do Rio de Janeiro”, afirma Luiz Roberto Curi, presidente do Conselho Nacional de Educação (CNE).
A secretária de Educação do Estado do Rio de Janeiro, Roberta Barreto, também se manifestou sobre a nova líder do sindicato: “A posse de Cláudia Romano como a primeira mulher a assumir a presidência do SEMERJ representa um marco significativo para a educação no Rio de Janeiro, pois evidencia a evolução e o fortalecimento do setor educacional. Essa liderança traz não apenas uma nova perspectiva, mas também um compromisso renovado com a qualidade e a equidade na educação. Estou confiante de que seu trabalho será exemplar e inspirador para todos nós. Parabéns, Cláudia, e sucesso em sua nova jornada.”
Carioca apaixonada pelo Rio, Cláudia cursou Liderança na Fundação Dom Cabral, Gestão Integrada ESG na PUC-Rio, e é graduada em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Faculdade da Cidade. Com uma vasta e consistente rede de relacionamento construída em anos de carreira, nas esferas privada, governamental (federal, estadual e municipal), instituições do terceiro setor e com formadores de opinião, Romano atua direta e indiretamente, em diversas frentes para fortalecer e zelar pela imagem do ensino superior junto ao mercado educacional e ao órgão regulador. Além disso, é conselheira em várias organizações, e é uma das embaixadoras da agenda Educa2030, criada pelo Pacto Global da ONU no Brasil para acelerar o atingimento do ODS4.
Laureada com as mais prestigiadas comendas da cidade e do Estado do Rio de Janeiro, como a Medalha Pedro Ernesto em 2019 e a Medalha Tiradentes em 2022, Cláudia inicia sua gestão com a missão de fortalecer todas as instituições de ensino superior (IES) do estado, trazer uma abordagem inovadora e estratégica para enfrentar os desafios e oportunidades do ensino superior no Rio de Janeiro, e estreitar cada vez mais os laços com o ensino médio.
Em uma cerimônia marcada pela transição de liderança, Rui Otávio Bernardes de Andrade, atual presidente, destacou a importância da nova gestora para o setor de educação. "Após longos anos de atuação no SEMERJ, tenho a grata satisfação e o orgulho de passar a Presidência para Cláudia Romano, liderança inconteste nas lides do setor Educacional em nosso Estado do RJ e também no Brasil. Cláudia é uma líder dedicada, atuante, com muita experiência e profissionalismo. Como pessoa, Claudia é maravilhosa, humana, diplomática, consciente, ousada, amiga e sempre atenta às demandas das Instituições de ensino do Rio de Janeiro. Foi eleita por unanimidade na Assembleia Geral do sindicato e com certeza comandará uma gestão profícua e aguerrida”, destacou Rui.
Cláudia Romano, ao receber a Presidência, parabenizou todos os eleitos e reafirmou seu compromisso com a nova gestão. “Este é um momento bastante especial para mim. É um privilégio trabalhar pelo nosso ensino superior ao lado de um time de notáveis da Educação brasileira. A qualidade desse grupo que aqui represento é única, e temos agora bastante trabalho, mas a possibilidade de amplificar os impactos do SEMERJ para benefício de toda a comunidade acadêmica e instituições do estado do Rio de Janeiro. Tem ainda um valor especial, para mim, o fato de, tendo atuado na gestão anterior como vice-presidente, ser a primeira mulher a atuar na nossa organização como presidente. Eu pretendo usar bastante da minha experiência anterior com governança para construir uma agenda setorial sustentável, de longo prazo, que inclua inovação e bom uso da tecnologia, que promova boas práticas, que traga para perto da organização formadores de opinião e que possamos, assim, dar contribuições relevantes para as políticas públicas, estabelecer parcerias e sistematizar troca de conhecimento, que beneficiarão, em última análise, alunos e a sociedade."
“Quero parabenizar a Cláudia Romano pela sua vitória e pela chegada em breve à presidência do SEMERJ. Eu estou convencido de que durante a sua presidência, as relações entre o Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação, assim como do Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro, instituições que eu presido, vão se desenvolver de forma absolutamente dinâmica com o SEMERJ. Aliás, dinamismo é uma das características mais peculiares em você. Então deixo aqui o meu registro, a minha estima pessoal, desejo e votos de sucesso no exercício dessa honrosa função”, disse Ricardo Tonassi, presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais e Distrital de Educação e do Conselho Estadual de Educação do RJ.
O Ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, também saudou a nova presidente. “Parabéns, Cláudia, pelo novo cargo e pela nova representação. Muito merecida essa conquista, que reflete não apenas sua vasta experiência e dedicação, mas também seu compromisso com a transformação e inovação no ensino superior. Desejo muito sucesso em sua gestão e tenho plena confiança de que você continuará a desempenhar um papel fundamental na evolução do nosso sistema educacional.”
Segundo a 14ª edição do Mapa do Ensino Superior no Brasil – dados de 2022 –, publicação anual do Instituto Semesp, o Rio de Janeiro está entre as três – RJ, SP e MG - maiores praças com universitários no país, com mais de 850 mil matrículas no estado. São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro possuem, juntos, 41,7% do total de alunos matriculados no ensino superior do país. No caso do Rio, aproximadamente 78% dos alunos matriculados estão concentrados na rede privada e, dos 106 mil estudantes que concluíram a graduação em 2022, mais de 87 mil se formaram em instituições particulares, mostrando a importância do setor privado na formação acadêmica. Esse volume significativo de formados não só impulsiona o mercado de trabalho local, como também contribui para a geração de renda e desenvolvimento econômico, refletindo a vitalidade e o impacto das instituições privadas na economia do estado.
Mini bio - Cláudia Romano
Cláudia Romano é presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs. Presidente do Sindicato das Entidades Mantenedoras dos Estabelecimentos de Ensino Superior do Rio de Janeiro - Semerj. Embaixadora do Movimento Educa2030, iniciativa do Pacto Global da ONU no Brasil e membro do Conselho Orientador da Rede Brasil (CORB), entidade de governança do Pacto Global no Brasil, Conselheira da Associação Comercial do RJ (ACRJ) e do Pacto pelo Esporte. É membro sênior do Sport Integrity Global Alliance (SIGA). Membro do grupo de trabalho sobre Transição e Dupla Carreira Esportiva do Ministério do Esporte. Conselheira da ANUP (Associação Nacional das Universidades Particulares) e da Escola Solar Meninos de Luz. Além disso, atua como Embaixadora da Cultura na Fundação Cidade das Artes. Com 20 anos dedicados à educação, foi laureada com as principais Comendas da cidade e do Estado do Rio de Janeiro: a Medalha Pedro Ernesto em 2019 e a Medalha Tiradentes em 2022.
|