Com objetivo de melhorar a prevalência do aleitamento materno exclusivo, três profissionais da Secretaria de Saúde de Itatiaia Itatiaia participaram, em setembro passado, de de uma capacitação promovida pelo Grupo Técnico de Aleitamento Materno do Estado do Rio de Janeiro. Eles serão multiplicadores das informações recebidas para os servidores que atuam nas nove unidades de saúde da rede pública municipal. O objetivo é fazer com que cada uma delas seja certificada pela IUBAAM (Iniciativa Unidade Básica Amiga da Amamentação), estimulando o aleitamento materno nas UBS (Unidades Básicas de Saúde).
De acordo com a enfermeira Lariane Maia Roque, Coordenadora da Clínica da Mulher e do Paismca (Programa de Atenção Integral à Saúde da Mulher, Criança e Adolescente) de Itatiaia, que participou da capacitação promovida pelo Grupo Técnico de Aleitamento Materno do Estado do Rio de Janeiro, o selo de certificação de Unidade Básica Amiga da Amamentação é uma iniciativa que busca apoiar a amamentação o máximo de tempo possível. Pediatras aconselham sempre que possível amamentar o bebê de preferência desde o nascimento até aos seis meses, prolongando-o, se possível, pelo menos até os dois anos.
Lariane informa que a ideia é multiplicar os conhecimentos para os profissionais da Atenção Básica do município - médicos, psicólogos, enfermeiros, dentistas - que atuem diretamente com gestantes e puérperas (período pós-parto logo após a saída da placenta) sobre os aspectos que envolvem a amamentação, no sentido de estimular ainda mais a rede de apoio e suprir as dificuldades encontradas pelas mães no início da amamentação, para que consigam superar eventuais desafios em manter o aleitamento, evitando o desmame precoce.
- Nosso foco é o desenvolvimento de ações promotoras do aleitamento materno, capacitando inicialmente os profissionais de nível superior. Numa segunda etapa, provavelmente ainda neste mês de junho, capacitar toda a rede básica de saúde, incluindo agentes comunitários, pessoal da recepção e administrativo, enfim, todos os servidores das unidades, logicamente levando em conta o nível técnico de cada um. O objetivo é fazer com que as nove unidades da rede sejam certificadas como amigas da amamentação - explica.
A Coordenadora da Clínica da Mulher e do Paismca adianta que o processo de certificação é bastante criterioso. Segundo Lariane, a ideia é que, após as unidades conseguirem o selo de Amigas da Amamentação, capacitar os profissionais do Hospital Municipal de Itatiaia que prestam assistência materno-infantil, com enfoque nos princípios de aconselhamento em amamentação, dentro da IHAC (Iniciativa Hospital Amigo da Criança).
- O aleitamento materno é fundamental para a promoção à saúde e nutrição das crianças. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a amamentação reduz em até 13% os índices de mortalidade infantil até os cinco anos de idade. Além disso, evita infecções respiratórias, diminui o risco de alergias, diabetes, hipertensão e obesidade na vida adulta. Vale destacar que a prática auxilia as mães na recuperação pós-parto - conclui.