Advertisement

ArcelorMittal patrocina peixamento em Resende (RJ)

Em comemoração ao Dia do Meio Ambiente, cerca de 3,5 mil peixes de espécies nativas da região serão soltos no Rio Paraíba do Sul

A ArcelorMittal e o INEA (Instituto Estadual do Ambiente) promovem na terça-feira, 4 de junho, a partir das 16 horas, em Resende (RJ), o peixamento de alevinos de espécies nativas no Rio Paraíba do Sul. Na ocasião, serão soltos 3,5 mil peixes do tipo Grumatã, Piabanha, Lambari do rabo amarelo e Cauda Branca. O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal de Resende e contará com a presença do prefeito Diogo Balieiro, representantes da Secretaria de Meio Ambiente, da produtora de aço e moradores da comunidade.

 “O peixamento garante o equilíbrio e a reprodução do ecossistema, na manutenção da estabilidade e na preservação das espécies. A ação reforça ainda o compromisso da ArcelorMittal com a comunidade sul fluminense e o meio ambiente. Investimos continuamente para contribuir com a preservação ambiental das regiões onde atuamos”, destaca Paulo Marcelo, diretor da ArcelorMittal Sul Fluminense

A empresa monitora mensalmente a qualidade da água, sedimentos e fauna do Paraíba do Sul, em parceria com o INEA. “Os peixes são originários do Banco Genético de espécies ameaçadas de extinção da Baía do Rio Paraíba do Sul, da Unidade de Conservação (UC) de Itaocara (RJ). Eles serão trazidos no dia da soltura em um carro climatizado”, explica Marcelo.

“Desde 2018, quando a ArcelorMittal chega em Resende, formamos uma importante e frutífera parceria com a empresa, com vários projetos em conjunto em diferentes áreas como na da educação, da cultura e do meio ambiente. O peixamento é mais um uma ação, que reforça o compromisso da empresa em contribuir na melhora e no cuidado com a comunidade na qual está inserida”, avalia o Prefeito Diogo Balieiro Diniz.

ArcelorMittal no Sul Fluminense

As unidades em Resende e Barra Mansa (RJ) primam pela qualidade de sua gestão integrada. Ambas contribuem com a geração de empregos diretos e indiretos. A sua capacidade produtiva hoje atinge 1 milhão de toneladas de aço por ano. Destaque para a produção, na unidade de Resende, do Vergalhão XCarb, que é o primeiro produto da empresa - produzido na América Latina - com utilização de 100% de material reciclado e 100% de energia renovável na sua produção, garantindo a redução de emissões de CO2 (da ordem de 60%), em relação aos vergalhões tradicionais da empresa.

Sustentabilidade na empresa

A ArcelorMittal, líder global e principal produtora de aço no Brasil, se destaca por sua gestão ambiental, com altos índices de geração própria de energia, recirculação de água, preservação da fauna e flora, aproveitamento de coprodutos e reciclabilidade. Na semana do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho), a empresa reitera a meta global de ser carbono neutro até 2050. Globalmente, o Grupo ArcelorMittal foi pioneiro no setor ao lançar a meta até 2050 e, como passo intermediário, reduzir em 25% suas emissões específicas até 2030.

Peixamento no Rio Paraíba do Sul

Data: 04 de junho (terça-feira)

Horário: a partir das 16 horas

Local: Em frente ao Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro - Campus Resende (Endereço - Av. Pref. Botafogo - Bairro Comercial, Resende - RJ, CEP.: 27541-030)

Sobre a ArcelorMittal - Maior produtor de aço no Brasil e líder no mercado global, o Grupo ArcelorMittal tem cerca de 127 mil empregados, sendo 20 mil no Brasil, e atende a clientes em 140 países, com o propósito de criar aços inteligentes para as pessoas e o planeta.

A empresa tem unidades industriais em oito estados (MG, ES, RJ, SC, CE, BA, SP e MS), além de unidades de distribuição e serviços em todo o país. É a única empresa do setor do aço no Brasil a contar com a certificação ResponsibleSteel.

As plantas brasileiras têm capacidade de produção anual de 15,5 milhões de toneladas de aço bruto e de 5,1 milhões de toneladas de minério de ferro e atende as indústrias automobilística, de eletrodomésticos, construção civil, óleo e gás, naval, dentre outras.

A empresa atua, ainda, em áreas como geração de energia para consumo próprio, produção de biorredutor renovável (carvão vegetal a partir de florestas plantadas de eucalipto) e tecnologia da