Evento promovido pela RNP acontece em 20 e 21 de maio na UFF, em Niterói (RJ)
A 25ª edição do Workshop RNP (WRNP) trará uma discussão sobre como a comunidade de ensino e pesquisa do Brasil pode se beneficiar do uso da Inteligência Artificial (IA) e os desafios para a construção de infraestruturas para o uso dessa tecnologia inovadora. O debate terá a presença de dois especialistas no tema: Altigran Soares da Silva, professor do Instituto de Computação da Universidade Federal do Amazonas (UFAM); e Lisandro Granville, professor titular do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O evento acontece em 20 e 21 de maio, no Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF), em Niterói (RJ).
Promovido pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), o WRNP será realizado junto ao 42º Simpósio Brasileiro de Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos (SBRC) e contará com apresentações sobre big science, cibersegurança, TV 3.0, redes 6G, blockchain e outros assuntos atuais. O evento acontece em formato híbrido, com transmissão online das principais apresentações. As inscrições podem ser feitas neste link. A participação online é gratuita, enquanto a presencial tem uma taxa de R$ 200, que vale pelos dois dias de WRNP.
Realizado desde 1999, o workshop visa estreitar os laços entre a comunidade de ensino e pesquisa no Brasil e no exterior. O evento conta com palestras e demonstrações de variados tipos de soluções tecnológicas, além de servir como um canal de comunicação entre organizações, empresas, pesquisadores e o governo. Outro ponto alto do WRNP é o
ambiente de troca e interação entre pesquisadores, professores, estudantes de graduação e pós-graduação e profissionais de TI e de inovação.
Uma das apresentações será sobre a rede 6G, a próxima geração de redes móveis para conexão à internet. A professora e doutora do Instituto Nacional de Telecomunicações (INATEL), Daniely Gomes Silva, vai mostrar ao público do WRNP as perspectivas e como o Brasil se planeja para adotar essa tecnologia. Ela é uma das principais referências brasileiras no assunto.
Cibersegurança e acesso à internet na área de educação e pesquisa
A Política Nacional de Cibersegurança (PNCiber), iniciativa que tem por objetivo orientar a atividade de segurança cibernética no Brasil e proteger os sistemas digitais contra ameaças, também será debatida durante o workshop. O foco da mesa será como as instituições acadêmicas e a RNP podem ajudar a fortalecer a cibersegurança no país.
O Conecta e Capacita, que visa ampliar o acesso à internet nos setores de educação e pesquisa do país, é outro destaque do WRNP. O evento irá debater os benefícios e desafios do programa, que pretende instalar 18 infovias no país com de 40 mil quilômetros de fibra óptica para beneficiar universidades, instituições de ensino e pesquisa e órgãos públicos.
O público do evento ainda terá a oportunidade de conhecer alguns dos novos produtos e serviços em desenvolvimento pelos Grupos de Trabalho de Fase 2 do Programa PD&I Serviços Avançados, como o Metahealth, plataforma de treinamento para preparar profissionais da saúde usando ambientes de simulação em realidade virtual; e o GuardAI, tecnologia que identifica rapidamente roubos e/ou furtos de cabos e equipamentos em campi universitários e institutos.
O WRNP ainda contará com dois estandes sobre alguns dos principais projetos da RNP: o Hackers do Bem, iniciativa para capacitar profissionais e cibersegurança; e o Projeto Ilíada, que prevê a criação de um observatórios nacional de blockchain, uma espécie de banco de dados público. A programação completa do WRNP 2024 pode ser vista neste link.
CREDENCIAMENTO DE IMPRENSA
Jornalistas interessados em acompanhar o WRNP na UFF devem enviar nome, veículo e telefone para henriquegimenes@corcovadoestrategica܂com܂br até às 18h do dia 17 de maio.
Serviço:
Data: 20 e 21 de maio
Local: Instituto de Computação da Universidade Federal Fluminense (UFF) - Niterói (RJ)
Horário: 8 às 18h
Inscrições: LINK
Sobre a RNP
A RNP é a rede brasileira para educação e pesquisa. Disponibiliza internet segura e de alta capacidade, serviços personalizados e promove projetos de inovação. Seu sistema inclui universidades, institutos educacionais e culturais, agências de pesquisa, hospitais de ensino, parques e polos tecnológicos, beneficiando 4 milhões de alunos, professores e pesquisadores. A RNP ajudou a trazer a internet para o Brasil e hoje sua rede chega a todas as unidades da federação. Também está conectada às demais redes de educação e pesquisa na América Latina, América do Norte, África, Europa, Ásia e Oceania por meio de cabos de fibra óptica terrestres e submarinos. A entidade é qualificada como organização social vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. É mantida pelo MCTI e pelos ministérios da Educação, das Comunicações, Turismo, Saúde e Defesa, que participam do Programa Interministerial RNP (PRO-RNP).