Advertisement

Editoras aumentam faturamento em 39% com conteúdo digital, em 2023

  Os dados constam da “Pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro”, realizada por meio de parceria entre a CBL e SNEL

O faturamento das editoras com conteúdo digital apresentou alta nominal de 39% em 2023, com um crescimento real (descontada a inflação) de 33%. O crescimento foi impulsionado pelo desempenho de plataformas educacionais e bibliotecas virtuais, que registraram altas nominais de 68% e 59%, respectivamente.

Os dados constam da “Pesquisa Conteúdo Digital do Setor Editorial Brasileiro”, realizada por meio de parceria entre a CBL e SNEL, com apuração da Nielsen BookData. É a quinta edição desse levantamento, feito desde 2020.
 
Nos últimos cinco anos, o faturamento com conteúdo digital cresceu 158% em termos reais. Em 2023, os conteúdos digitais corresponderam a 8% (a última pesquisa era 6%) no faturamento das editoras (impresso + digital), isso significa um aumento de 2 pontos percentuais em relação ao ano anterior.
 
Na categoria À La Carte, ou seja, quando há a comercialização de uma unidade inteira de e-book ou audiobook, a evolução do faturamento das editoras apresentou crescimento real de 18%. No caso dos e-books, o faturamento cresceu 17% em termos reais.