Projeto de criação da nova pasta foi aprovado e sancionado em abril deste ano

 

Em reunião da Fazenda da Posse, na manhã desta segunda-feira, dia 27, o prefeito Rodrigo Drable apresentou Alexandre Caneda como secretário municipal de Proteção e Bem-Estar dos Animais. A pasta foi criada a partir de um projeto de autoria do Executivo, aprovado e sancionado em abril, e tem a missão de implantar e desenvolver ações, projetos, medidas de prevenção e controle de doenças e normas para proteção dos direitos dos animais. A nova secretaria irá funcionar na área central de Barra Mansa.

Alexandre, que é administrador e empresário, contou que a pasta pretende estabelecer o diálogo e firmar parcerias com entidades e ONGs (Organizações Não Governamentais) que já realizam trabalhos de proteção aos animais no município.

_ Esse é um assunto que vem sendo discutido cada vez mais em nossa sociedade e Barra Mansa está dando um passo significativo e muito positivo nesse sentido. Quero agradecer ao prefeito Rodrigo por essa oportunidade – afirmou, informando também que deve acontecer ainda neste primeiro semestre a licitação para transformar a atual Clínica Veterinária Municipal em um hospital com atendimento 24 horas por dia.

Drable destacou que a localização permitirá que o atendimento ao público seja realizado de forma acessível na região central da cidade. “Barra Mansa avança cada vez mais na garantia do respeito aos animais. Hoje já realizamos muitos procedimentos de castração na nossa clínica e vamos oferecer ainda mais serviços quando construirmos o hospital veterinário. Além disso, nós estamos tratando do projeto da UBS Pet, que já é uma conquista que o Alexandre fez junto ao deputado federal Aureo Ribeiro”, afirmou o prefeito.

O vereador Luiz Furlani falou sobre a escolha de Alexandre como titular da pasta recém-criada. “É uma pessoa altamente capacitada, que tem conhecimento de todo o funcionamento da máquina e vai dar uma dinâmica importante à Secretaria de Proteção Animal. Alexandre também tem uma capacidade para fazer articulações políticas que vai permitir captar recursos para que esse serviço avance em nossa cidade, principalmente a castração, que tem uma demanda grande – comunicou.

A vice-prefeita e secretária de Educação, Fátima Lima, e o presidente da Câmara Municipal, Paulo Sandro Soares, também participaram da reunião.