Advertisement

Instituto Butantan faz coleta de aranhas na INB em Resende para produção de soros

 

 

 

A Fábrica de Combustível Nuclear (FCN) da Indústrias Nucleares do Brasil em Resende/RJ, recebeu, entre os dias 15 e 18 de abril, representantes do Instituto Butantan que fizeram uma coleta de aranhas na unidade. O objetivo era colher material para o desenvolvimento de soros hiperimunes e antígenos vacinais, que compõem as vacinas utilizadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde. O apoio à atividade do Instituto é um trabalho previsto no contrato de manutenção do Programa de Recuperação Ambiental da FCN.

De acordo com a bióloga Rosana Martins, a parceria entre a INB e o Butantan é importante pois a coleta é uma forma de contribuir para a produção de soro da instituição e diminuir a quantidade de aranhas ao redor da fábrica, mantendo o equilíbrio do meio ambiente.

No dia 17, a bióloga, a convite da área de segurança do trabalho da INB, fez uma palestra sobre Animais Peçonhentos para os empregados e terceirizados. Foram abordados reconhecimento e biologia dos animais, acidentes e como preveni-los e formas de coleta dos animais peçonhentos.

O Instituto Butantan é o principal produtor de imunobiológicos do Brasil. As atividades de desenvolvimento tecnológico na produção de insumos para a saúde estão associadas basicamente à produção de vacinas, soros e biofármacos para uso humano.