Encontro é destinado a trabalhadores da rede de saúde, usuários do SUS e controle social
A Prefeitura de Resende realiza na próxima quarta-feira, dia 08, a Plenária Ampliada Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde 2024 (PMGTES). Convocada pelo Conselho Municipal de Saúde de Resende (CMSR), por meio da Comissão Intersetorial de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (CISTT) e do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), a Plenária será realizada no auditório da Faculdade Estácio de Sá, das 08h às 17h30.
Com o tema central “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: gente que faz o SUS acontecer”, a plenária contará com a palestrante convidada Mônica Vieira, que irá ministrar a palestra “Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde”.
Além do tema central, serão abordados três eixos de discussão, com seus respectivos subeixos, que visam debater toda complexidade e riqueza do trabalho e da educação na saúde. Serão elaboradas nos grupos de trabalho, de forma colaborativa, no máximo duas propostas como resultado das reflexões dos grupos. Esses deverão ser formados preferencialmente por demanda espontânea, com número de participantes equivalentes para a fase de debates, não ultrapassando 50 participantes por grupo. O grupo elegerá um relator dentre seus pares, que realizará a apresentação das propostas na plenária final.
As inscrições serão realizadas através do formulário online até 06 de maio, com término às 17h. No referido formulário haverá opção para escolha do eixo temático de preferência. No dia da plenária, as inscrições estarão sujeitas ao número de vagas remanescentes.
O público-alvo serão os trabalhadores da rede de saúde, usuários do SUS e controle social.
- É importante que as ações sejam fortalecidas, tanto na formação quanto na gestão do trabalho em saúde, refletindo na educação, com a participação ativa das escolas de saúde e do Conselho Municipal de Saúde. O encontro auxilia na avaliação e adoção de políticas públicas para formular as diretrizes e propor situações que correspondam às necessidades de maneira permanente e consolidada - disse a coordenadora do NEPS, Mariane de Paula Gomes.