O Congresso marcará os 170 anos da promulgação do Dogma da Imaculada Conceição, pelo Papa Pio IX, na bula Ineffabilis Deus de 1854, no qual revela que a Mãe de Deus foi concebida sem mancha por um especial privilégio divino. Também na ocasião, será refletido os 50 anos da Exortação Apostólica, Marialis Cultus, do Papa São Paulo VI, de 1974. No documento, o pontífice apresentou a correta ordem e desenvolvimento da devoção Mariana na Igreja Católica.
Segundo Dom Luiz Henrique, uma das motivações para a realização do Congresso é o Ano da Oração e o papel de Maria na Igreja. "Sentimo-nos motivados por este ano especial, proposto pelo Papa Francisco, e convictos do importante papel de Maria na vida eclesial. Ela é uma mulher forte e fiel de oração, fecunda na Mãe Igreja. Dessa forma, nada mais oportuno do que reservar uma semana especial de orações, catequeses e ações solidárias, buscando oferecer aos nossos fiéis uma reflexão segura e coerente que derive da nossa fé católica acerca da devoção Mariana. Vamos nos preparar com entusiasmo para vivenciar de forma intensa o nosso primeiro Congresso", revelou o Bispo Diocesano.
As atividades do Congresso acontecerão em todos os Vicariatos da Diocese (Barra Mansa, Barra do Piraí, Resende e Volta Redonda). Nas grandes celebrações, os fiéis se concentrarão na Co-Catedral Nossa Senhora da Conceição e no Santuário Mariano da Medalha Milagrosa, ambos templos da cidade de Volta Redonda.
I Congresso Mariano Diocesano
Tema: “Com Maria peregrinos na Esperança”
Lema: “Todos eles eram unanimemente perseverantes na oração, com Maria a mãe de Jesus” (Atos 1, 14)
Realização: Entre os dias 2 e 8 de setembro, na cidade de Volta Redonda.
Programação do evento
Em breve, serão divulgadas as programações com as atividades do I Congresso Mariano Diocesano.
Material Complementar - Vídeo - Dom Luiz Henrique, Bispo Diocesano explicando o Congresso (https://drive.google.com/file/d/1DkyukrAc95m4V1d0kT9ysJtblb5kRZBY/view)