Em 2017, em razão da sensibilidade da situação de vulnerabilidade que as meninas do continente africano passavam em seu cotidiano, a psicóloga Michelli Bordinhom resolveu criar o projeto Bunekas, com o intuito de resgatar a infância de meninas que tiveram sua infância furtada para cumprir as obrigações do lar, como cuidar dos irmãos menores. Além disso, as bonecas distribuídas às meninas auxiliam na autoestima e também na prevenção ao abuso sexual infantil. Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, crianças de até 13 anos representam a maior parte das vítimas de estupro no país, sendo 61,3% do total de casos. Além disso, a maioria dos violentados são crianças negras, tratando-se de 66% dos casos totais. Muitas das violências tristemente acontecem em lugares do cotidiano das vítimas e por pessoas conhecidas. Os motivos incluem a falta de orientação à prevenção e a ausência de políticas públicas de prevenção e combate. As crianças não sabem como agir e denunciar. Acontece que essa violência pode gerar problemas fisiológicos e psicológicos que perduram pela vida toda.
Bunekas em ação: doações que impactam vidas Desde o começo do projeto já foram doadas mais de 30 mil bonecas e 40 oficinas de confecção espalhadas por todo o Brasil e no exterior, no continente africano, França e Portugal. Em Sorocaba, interior de São Paulo, há uma oficina fixa, que funciona todas as sextas-feiras, das 14h às 17h, onde são confeccionadas bonecas. A líder dessa oficina, localizada dentro de uma comunidade cristã no bairro Campolim, professora Silvana Parri, explica sobre o projeto e suas necessidades. De acordo com ela, o projeto social é responsável por confeccionar bonecas, vestidos e acessórios de cabelo para crianças em situação de vulnerabilidade, incentivando o brincar, promovendo a proteção e a autoestima, por meio do trabalho de voluntários. “Com a alta demanda, nossa oficina necessita de voluntários na área de costura, além de sempre precisar de materiais para a confecção das bonecas, vestidos, bermudas e calcinhas para doação”, comenta.
Por trás de cada boneca, há todo um significado, desde a confecção até a entrega, tudo com o objetivo de criar uma identificação pessoal e representatividade entre a menina e a peça. Sua pele é escura, os olhos têm cor de ameixa, a boca possui formato de coração, que representa o amor que pode ser compartilhado, o cabelo leva algum acessório, como turbante ou lacinho, e a roupa demonstra a proteção, por meio de uma calcinha que a boneca veste. “A criança também recebe o mesmo vestido que a boneca em tamanho maior e roupas íntimas para poder usar”, conta Silvana. Por meio de palestras realizadas junto às oficinas e pelo alcance das mídias sociais, o projeto consegue conscientizar a comunidade sobre as questões acerca da proteção infantil. Também é oferecido treinamento para os profissionais que atuam nas regiões onde há a entregas das bonecas. Além disso, as atividades realizadas durante a entrega focam em sensibilizar e ensinar, por meio do lúdico, agregado um livreto informativo sobre o tema. Durante a ação, o projeto igualmente oferece suporte psicológico e assegura que uma equipe de profissionais especializados dê continuidade a esse belíssimo trabalho.
Escolha das comunidades “Cada criança que participa da ação tem a oportunidade de se sentir amada, protegida e também capaz de se proteger contra o abuso. Por isso, a meta é que o projeto alcance horizontes cada vez mais amplos”, reforça a líder da oficina em Sorocaba. Hoje, o Bunekas conta com uma grande demanda e pedido de doações vindos de diversos lugares do Brasil e do mundo. As doações que já chegaram ao Haiti e ao continente africano continuam sendo solicitadas por diversas outras regiões. Assim, de acordo com a necessidade do local, as bonecas, vestidos e calcinhas vão sendo enviados. Também há a ideia de expandir o projeto, inaugurando novas oficinas de confecção, inclusive na região de Sorocaba.
Sobre o Projeto Bunekas O projeto social é responsável por confeccionar bonecas, vestidos e acessórios de cabelo para crianças em situação de vulnerabilidade, incentivando o brincar, promovendo a proteção e a autoestima, por meio do trabalho de voluntários. Aceitam-se doações de calcinhas infantis, tricoline para vestidos das meninas e bermudas para os meninos. Em Sorocaba, a oficina fica localizada na Rua Levindo Lima, 126, Campolim, Sorocaba/SP, dentro das instalações da Comunidade Presbiteriana do Campolim.
Para mais informações, ligue para: (15) 99715-3822 ou acesse as redes sociais: @projetobunekas
|