Advertisement

3º Prêmio João e Maria Backheuser reconhece política de alfabetização de escolas em Conceição de Macabu e Casimiro de Abreu

 

 

Na semana do Dia Mundial da Educação, o Instituto João e Maria Backheuser (IJMB) realiza, nos dias 25 e 26 de abril, a 3ª edição do prêmio João e Maria de Educação para celebrar as escolas apoiadas que fazem a diferença na alfabetização de crianças no interior do estado do Rio de Janeiro. O objetivo da premiação é reconhecer o engajamento das escolas e educadores em implementar a política de alfabetização da rede, fortalecer o trabalho em equipe nas escolas e incentivar a melhoria dos resultados da aprendizagem dos alunos. Além de consagrar os esforços das escolas, a iniciativa representa também um momento de valorização da educação pública como agente de transformação social. Com a premiação, o Instituto espera estimular também a adoção das melhores práticas pedagógicas nas escolas.

A iniciativa é voltada para escolas públicas com turmas de Pré I e II, da Educação Infantil, e 1º e 2º anos, do Ensino Fundamental, localizadas nos municípios parceiros de Casimiro de Abreu e Conceição de Macabu. Para as escolas de ambas categorias, serão pontuadas a participação do gestor escolar nos encontros formativos do Instituto e boas práticas de planejamento de atividades e aulas para as crianças. Para as escolas de Ensino Fundamental, será considerado ainda o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática. As escolas finalistas da categoria Educação Infantil foram visitadas por um comitê de especialistas da área.

“No Letras do Saber, como o foco é a política de alfabetização, entendemos que é muito importante o reconhecimento e engajamento da comunidade escolar, escolas e professores, que fazem essa alfabetização acontecer para os alunos na sala de aula”, ressalta Teca Pontual, diretora executiva do Instituto João e Maria Backheuser.

Todas as equipes gestoras das instituições de ensino precisam ter participado do Projeto Letras do Saber, que apoia as secretarias municipais de Educação no processo de alfabetização na idade certa. O Letras do Saber é o principal projeto do IJMB. Criado em 2021, o programa visa a apoiar secretarias na construção e na implementação de políticas de alfabetização. Seu objetivo é melhorar o fluxo escolar, aumentar o percentual de crianças alfabetizadas até o final do segundo ano do Ensino Fundamental e reduzir desigualdades educacionais entre as escolas contempladas pelo projeto.

Ao todo, 12 escolas são finalistas. Na categoria Educação Infantil, as finalistas são os centros de educação municipal Catarina Janete, Marina Dias da Silva e a escola municipal Pedro Lopes Magalhães, em Casimiro de Abreu; e os centros municipais de educação infantil Vovó Cedinha, Vovó Cenira Procópio e Vovó Udinha, em Conceição de Macabu. Já na categoria Ensino Fundamental, as finalistas são as escolas municipais Curato de Santa Catarina, Vitor Sense e Rozendo Fontes Tavares, em Conceição de Macabu; e as escolas municipais Pastor Luiz Laurentino, Moysés Silveira e Christiane Siqueira Salles de Carvalho, em Casimiro de Abreu.

Reconhecidas pelo compromisso com a alfabetização na idade certa e pela implementação de práticas pedagógicas inovadoras, todas as escolas finalistas ganham um kit de livros de literatura infantil. O primeiro lugar de cada categoria ganha um evento cultural na escola e uma viagem cultural e formativa para a cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, participando de um seminário sobre alfabetização na cidade do Rio de Janeiro em julho.


 

Cerimônia de Premiação

25/04 - Conceição de Macabu

26/04 - Casimiro de Abreu.


 

O Instituto João e Maria Backheuser (IJMB)

Criado em 2007, o Instituto João e Maria Backheuser (IJMB), uma instituição familiar, sem fins lucrativos, que tem como missão contribuir com a qualificação e perenidade da política de alfabetização das redes públicas de ensino, através da formação continuada das equipes e do apoio ao planejamento e à gestão Sempre focado na melhoria da educação pública, o Instituto promove programas de formação para gestores educacionais e escolares, formação para melhorias das práticas de ensino, construção de políticas públicas e iniciativas para fortalecer a relação escola-família, além de ter implementado um Prêmio para reconhecer escolas e educadores com melhor desempenho.