Produção de bebidas, demanda maior no ramo de Serviços e uso mais intenso de ventiladores e ares-condicionados são os principais fatores para o aumento no início do ano

 

O estado do Rio de Janeiro utilizou 6.715 megawatts médios nos primeiros 31 dias do ano, volume 7,2% maior na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo informações da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE.

A maior parte, 4.944 MW médios, foi demandada pelos consumidores residenciais e pequenas empresas, atendidas pela distribuidora local no mercado regulado. Houve um aumento de 7,8% nesse segmento, puxado pelas temperaturas acima da média, que impulsionam o uso de ventiladores e aparelhos de ar-condicionado.

O restante, 1.771, foi utilizado pela indústria e grandes empresas que compram sua eletricidade no mercado livre, elevando a demanda em 5,8% no comparativo anual, um sinal de bom desempenho econômico em alguns ramos de atividade que produziram mais no começo do ano.

No mercado livre a CCEE monitora o consumo de energia em 15 setores e em janeiro, no comparativo anual, as maiores taxas foram observadas nos ramos de Bebidas (10,2%) e Serviços (8,2%), duas áreas influenciadas tanto pelas férias de verão quanto pela preparação para o carnaval.

 

Sobre a CCEE

CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos responsável por tornar possível a compra e a venda de eletricidade no país e garantir que esse insumo essencial chegue à população e aos setores produtivos. Desde 1999, reúne geradores, distribuidores, comercializadores e consumidores em um único propósito: desenvolver mercados eficientes, inovadores e sustentáveis em benefício da sociedade. Em suas operações, que envolvem tanto o ambiente de contratação livre como o regulado, liquida anualmente mais de R$ 150 bilhões.