Solicitação foi feita ao ministro das Cidades , durante 2º Ciclo de Debates 2024 da CACB
A CACB (Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil) promoveu, em (12/03), o 2º Ciclo de Debates 2024, que teve como convidado o ministro das Cidades, Jader Barbalho Filho, falando sobre o tema “Cooperação com as Associações Comerciais: Como o governo pode estimular o movimento da economia local”. A ACIAP-BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços de Barra Mansa) esteve representada neste evento, com a participação do presidente da entidade, Matheus Gattás, que também é vice-presidente da Facerj (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Rio de Janeiro).
O encontro aconteceu na sede da CACB, em Brasília, e reuniu mais de 50 participantes, entre parlamentares, dirigentes e executivos de federações, associações comerciais, embaixadores e representantes do corpo diplomático internacional. Ele teve como objetivo aproximar as associações comerciais e o poder executivo na busca por ações de cooperação que possam contribuir para o desenvolvimento econômico e social dos municípios brasileiros.
Durante o evento, o ministro Jader Barbalho Filho falou sobre o papel das entidades e do poder público para o desenvolvimento da economia do país. “Estamos aqui porque temos o compromisso com quem produz. Precisamos somar esforços. Os setores privado e público têm seus papéis, cada um cuidando de sua parte. Vamos, juntos, fazer com que o modelo de desenvolvimento brasileiro aconteça”, afirmou ele.
Na ocasião, Matheus Gattás usou da palavra para ressaltar a importância das contratações de mão de obra e serviços referentes às obras realizadas pelo poder público serem feitas nas próprias cidades, a fim de promover, além da empregabilidade, o incentivo ao consumo no comércio local.
- Na reunião, o ministro anunciou os investimentos do Governo Federal em obras nas cidades do interior. Destacamos então, junto a ele, a importância do investimento ser feito também na mão de obra local e na contratação de empresas locais para a realização destas obras, pois só assim o dinheiro vai circular efetivamente dentro das cidades, atingindo seu cunho social, que é a distribuição de renda no país e a movimentação da economia – contou Gattás.
O presidente da ACIAP-BM afirmou ainda que, diante à sua argumentação, Jader Barbalho Filho, respondeu que estudará maneiras para que essas ações ocorram de forma mais efetiva na realização das obras nos municípios. “O ministro foi sensível ao nosso apelo e afirmou que esse é um dos viés para fortalecer a economia local e que, embora saiba que existam algumas limitações legais, vai estudar dispositivos para que isso aconteça de forma efetiva. E isso, será, com certeza, um grande ganho para as cidades – ressaltou ele.