Advertisement

Grupo Elfa cria programa de capacitação para mulheres e visa ampliar participação feminina em cargos de liderança

 

Além do programa, a empresa oferece suporte para que as colaboradoras invistam na carreira, sem precisarem renunciar às realizações pessoais

 

São Paulo, janeiro de 2024 – Com o objetivo de aumentar o número de mulheres em cargos de liderança e promover a diversidade e a equidade, o Grupo Elfa, um dos maiores provedores de soluções e serviços de logística em saúde no país, criou o Empodere-se, um programa de capacitação dedicado exclusivamente às colaboradoras. Para 2023, a meta da companhia é chegar a 38% de mulheres em cargos de gestão.

 

Para dar início ao projeto, 40 funcionárias de todas as áreas e regiões nas quais a empresa atua foram selecionadas a participar da trilha de desenvolvimento de liderança feminina, que conta, ainda, com o recorte racial, assim como em todas as oportunidades de trabalho da empresa - com a garantia de vagas exclusivas para mulheres negras.

 

A proposta é fomentar um ambiente corporativo diverso e equânime, promovendo mais produtividade e a igualdade na participação de homens e mulheres em cargos de liderança. Esse processo é construído diariamente dentro da companhia, que desde 2022 planeja e implementa uma agenda estratégica de ESG.

 

“Queremos criar mais espaços de carreira e atuação para as colaboradoras. É uma forma de termos cada vez mais mulheres desenvolvidas e prontas para ocupar as posições internas”, explica Fernanda Chapot, gerente de Gente e Desenvolvimento do Grupo Elfa.

 

 

A história da colaboradora Fabiana Gonçalves é um dos casos de sucesso da iniciativa.

 

Participante da primeira edição do Empodere-se, Fabiana ingressou na companhia em 2021 como especialista em Experiência do Cliente. Ela percorreu todas as etapas do programa, o que contribuiu para sua recente promoção a coordenadora do setor. Para a profissional, que possui graduação em administração, com MBA em Gestão Empresarial, o aprendizado do Empodere-se contribui para o seu dia a dia como líder.

 

"Estou muito feliz com essa nova fase. Tenho a expectativa de fortalecer ainda mais a cultura de centralidade no cliente, para potencializar a percepção de valor e entrega dos nossos serviços e contribuir para os resultados da companhia", diz.

 

Dividido em quatro módulos comportamentais, o programa Empodere-se conta, também, com mentorias. Os temas abordam o empoderamento feminino, síndrome da impostora, desenvolvimento de estratégias de negociação, técnicas de posicionamento de voz e impacto, entre outros.

 

Cada módulo possui 3h de duração e é conduzido em parceria com a Impulso Beta, consultoria de soluções de Gestão de Mudança, Estratégia e Treinamento e Desenvolvimento em diversidade, equidade e inclusão (DEI).

 

Loreley Torres é outro exemplo de promoção a um cargo de liderança favorecido pelo Empodere-se. Contratada em 2018 para o cargo de Analista, Loreley é nascida em Natal (RN), Formada em Administração de Empresas pela UFPB, com especializações em Recursos Humanos, Direito do Trabalho e Processo do Trabalho. Ela entrou no Grupo Elfa em 2018 como analista e hoje responde pela coordenação de Contas a Receber.

 

"É com prazer e alegria que recebi esse desafio, tendo o compromisso de buscar ações que favoreçam o crescimento da companhia, assim como a qualidade das atividades, satisfação e motivação do time", afirma.

 

 

Segundo o relatório do Panorama Mulheres 2023, empresas de maior porte possuem menor participação feminina em cargos de liderança.

 

“O Empodere-se é um passo importante para o Grupo Elfa, de fato, implementar ações que deem retorno em médio e curto prazo no que diz respeito à diversidade em posições de liderança”, comenta Chapot.

 

Para Fred Lopes, CHRO e CSO do Grupo Elfa, a companhia está firme na perspectiva de tirar suas metas ESG do papel. “A primeira etapa do Empodere-se já rendeu bons resultados, para além das promoções. As próximas edições do programa serão de mais aprendizado para nós e para as colaboradoras", afirma o executivo.

 

No encontro online de encerramento da primeira edição da capacitação em liderança feminina, Juliana Farias, analista de Licitação, deu um depoimento inspirador sobre essa agenda positiva da companhia: “O Empodere-se mostrou o olhar cuidadoso da empresa para a mulher. Achei espetacular saber que a empresa tem essa visão. A Elfa dá muita importância para a diversidade de vivências e experiências, o que enaltece a cultura do respeito e permite que os profissionais sejam os melhores que eles podem ser, oportunizando sempre. Nós, participantes do Empodere-se, estamos capacitadas para quando surgir uma oportunidade do próximo passo de careira”.

 

 

Além da capacitação

O Grupo Elfa tem ações que dão suporte às colaboradoras, para que elas tenham todas as condições de desempenhar suas atividades, independentemente do cargo. Isso porque a companhia entende a importância de um equilíbrio entre as demandas pessoais e profissionais, de forma que as mulheres possam investir na carreira sem precisar abdicar de outros projetos.

 

Um exemplo é a adesão ao programa Empresa Cidadã, que amplia a licença maternidade de quatro para seis meses. Além disso, são disponibilizadas plataformas como o Renascer e Melhor Maternidade, parte do programa Saúde & Bem-Estar da companhia, que tem por objetivo apoiar as mulheres gestantes e mães de bebês (até 2 anos).

 

“Identificamos que não basta apenas promover a capacitação; é preciso reconhecer que as funções sociais ainda são diferentes entre homens e mulheres e, por isso, há a necessidade de criar um ambiente acolhedor e que invista genuinamente nas colaboradoras”, finaliza Chapot.

 

Sobre o Grupo Elfa

Com a mais completa malha logística e cobertura nacional, o Grupo Elfa é um dos líderes em distribuição de medicamentos e serviços e soluções logísticas para o ecossistema de saúde no Brasil. Somos referência em distribuição de medicamentos e materiais para hospitais, clínicas e consultórios médicos e de materiais especiais e cirúrgicos, além de serviços para CROs e pesquisa clínica. Somos a única distribuidora de produtos médico-hospitalares a atuar também na área dental, tendo, ainda, serviços exclusivos como a gestão completa do estoque de grandes hospitais.

Composto pela união de 21 empresas, o Grupo Elfa tem mais de 30 anos de história e quase 3 mil colaboradores, atende a 7 mil hospitais, 250 mil clínicas e 700 planos de saúde em todo o país, sendo referência na cadeia de valor do mercado de saúde brasileiro.

O Grupo Elfa é controlado por fundos do Patria Investimentos, uma das mais relevantes gestoras de private equity do Brasil. Nossos reconhecimentos: Link