Advertisement

Férias rurais: turismo em fazenda produtiva encanta por unir gastronomia e conforto

 

No Sul Fluminense, a Fazenda Alliança é a única a manter o caminho completo do café no século XIX, e proporciona experiências com conceito boutique aos hóspedes e visitantes

Nada melhor do que renovar o contato com a natureza para relaxar, se divertir e até fazer algo pela primeira vez nas férias. A centenária Fazenda Alliança Agroecológica, em Barra do Piraí, município do Rio de Janeiro, é a escolha ideal para quem busca descanso, belas paisagens, arquitetura original e histórica, e gastronomia sofisticada e orgânica. Os hóspedes e visitantes recebem o conceito boutique, com uma experiência rica em qualidade e atendimento exclusivo, isso atrai inclusive público oriundo de outros países que amam a natureza, como Europa e Japão, que encontram no interior do Rio um acolhimento intimista e personalizado.

 

“Tudo é feito com amor à terra e ao ambiente rural. Somos uma fazenda produtiva que abriu as portas para o turismo, isso torna a experiência única. Aqui é possível estabelecer um paralelo entre o passado histórico, seu presente e o futuro por meio de uma palavra só: sustentabilidade”, afirma Josefina Durini, proprietária da fazenda.

 

O passeio proporciona ao visitante vivenciar o trabalho de campo de uma fazenda produtiva. O grupo pode visitar os bezerros de búfalas; o processo de plantio, cuidado e colheita das hortaliças, que poderão ser levadas para a cozinha, tendo assim, um almoço fresco no restaurante da Alliança; e o processo de cultivo do Café Durini com possibilidade de beber um cafezinho com torra especial e moído na hora.

 

“Resgatamos a antiga tradição cafeeira do Vale do Café utilizando métodos de produção sustentável e naturais, desde a colheita à mão dos frutos maduros, secagem natural nos antigos terreiros de pedra, seleção de grãos, torragem e embalagem”, explica Josefina. Patrimônio cultural e natural do Vale do Café, a fazenda é a única a manter o caminho completo do café no século XIX. É vivenciar no presente como o terceiro Barão do Rio Bonito — com método e técnicas apontadas como pioneiras no Brasil — conseguiu produzir um café considerado de altíssima qualidade.

 

Rodeado de natureza preservada, o visitante vivenciará uma experiência rural com arquitetura do século XIX e o conforto do século XXI. Todas as atividades são personalizadas e realizadas de acordo com as necessidades e objetivos de cada grupo de visitantes, em um passeio que dura aproximadamente quatro horas.

 

Hospedagem & Gastronomia

 

Com construção finalizada em 1863 em estilo neoclássico, a fazenda está aberta também para hospedagem. A Alliança dá privacidade a cada ocupante com serviço totalmente personalizado de acordo com as necessidades dos hóspedes, com funcionários à disposição. O varandão toma toda a extensão da casa, com vista para a piscina de água natural e o corredor de palmeiras imperiais, além de uma vista privilegiada de todo terreno.

 

O local oferece ainda sala de cinema e de leitura, sauna, salão de jogos, bicicletas, lago com deck para banho e uma variedade de atividades que vão de passeio a cavalo, massagem a aulas de yoga. “O nosso propósito é oferecer aos hóspedes e visitantes uma experiência única de respeito e harmonia com o meio ambiente. Queremos que todos se conectem com a natureza, com o outro e consigo mesmo”, afirma a proprietária da fazenda.

 

Para isso, cada detalhe faz diferença! Josefina Durini tem a preocupação em proporcionar uma experiência única para cada hóspede e visitante, cuidando do acolhimento à qualidade dos alimentos que são servidos. “Temos Certificação Orgânica desde 2011 e somos modelo de produção sustentável com base nos três pilares: social, econômico e ambiental; a nossa culinária é uma verdadeira explosão de sabores, cores e texturas”.

 

Uma das marcas gastronômicas da fazenda é a utilização de capuchinha, mostarda, peixinho-da-horta, ora-pro-nóbis, taioba e muitas outras PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), que se tornam verdadeiras iguarias e não se encontram comumente nos mercados. Carne de carneiro, galinha caipira, carne e linguiça de búfalo, além de produtos feitos com leite de búfala, como: queijos, doces, requeijão, chantilly e muito mais, também fazem parte do menu da Alliança. Tudo orgânico, claro!

A Fazenda Alliança é pioneira na produção de leite de búfala e de café especial orgânico no Estado do Rio de Janeiro, com o Café Durini. “No Brasil, fomos a segunda fazenda a produzir leite orgânico de búfala”, conta Josefina.

 

Hambúrguer da fazenda

 

A carne de búfalo, uma das especialidades da fazenda, costuma ser rara no mercado brasileiro, sendo difícil encontrar uma opção de qualidade e proveniente de produção orgânica. Mais saudável, a carne de búfalo tem 55% menos calorias, 40% menos colesterol, 12 vezes menos gordura, 11% mais proteínas e 10% mais minerais do que a bovina, de segundo a Associação dos Criadores do Amapá (Acriap). A partir do dia 15 de janeiro, os visitantes e hóspedes poderão experimentar uma nova versão da carne bufalina: o Bufaloso, hambúrguer artesanal, premium e sustentável. O produto foi lançado em novembro na premiação gastronômica Latin America's 50 Best Restaurants 2023, no icônico Copacabana Palace. A Fazenda Alliança garante a excelência do produto, oferecendo aos consumidores uma alternativa saudável e de sabor inigualável. O Bufaloso será vendido também por meio de e-commerce.