Advertisement

TCE-RJ ELEGE CONTROLADORIA GERAL DA PREFEITURA DE RESENDE COMO A MELHOR DO ESTADO

Relatório do TCE aponta Resende como referência em eficiência, analisando 91 municípios do Rio de Janeiro


Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro elegeu a Controladoria Geral de Resende como a mais efetiva e próxima de um modelo ideal em todo o estado. O documento analisou 91 prefeituras municipais e ranqueou as melhores. 


O relatório da auditoria destaca em Resende atividades desempenhadas pela Controladoria Geral do Município, como auditorias, inspeções, avaliação de riscos, monitoramento, controladoria e treinamentos. Além disso, o documento valorizou a realização de auditorias internas na área de pessoal. O parecer conclui que a Controladoria Geral cumpre as determinações estabelecidas pelo TCE. 


Seguindo os critérios analisados pelo Tribunal, Resende apresentou o melhor desempenho, considerando tanto a classificação geral quanto a das cidades de grande porte. Neste segundo caso, Resende lidera, seguido por Teresópolis e Niterói. 


- Transparência e organização interna são pontos fundamentais e que priorizamos muito. Assumimos a gestão em um contexto de reconstrução, enfrentamos pandemia e crises econômicas globais, mas a equipe soube conduzir os protocolos com muita assertividade. E a organização faz toda a diferença para colocarmos os projetos em prática. É um reconhecimento muito importante do TCE de que estamos no caminho certo e que Resende é referência em mais um segmento da administração pública - disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz. 


Para a condução da auditoria, foram encaminhadas pelas prefeituras documentos oficiais com controle sobre todas as ações do segmento realizadas em cada cidade. O TCE utilizou técnicas de diagnósticos, avaliando as fraquezas e pontos fortes de cada metodologia interna. 


- Ficamos muito felizes com o resultado da auditoria do Tribunal de Contas. Trabalhamos diariamente, sob a gestão do prefeito Diogo Balieiro, para que a administração municipal esteja alinhada aos princípios constitucionais como legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. A atuação do controle interno está estruturada sobre os pilares da transparência, participação e eficiência. Diante de cenários cada vez mais complexos, o relatório veio a comprovar que Resende está no caminho certo.  – disse o Controlador Geral de Resende, João Paulo Perez dos Anjos.