A busca pela excelência na qualidade da educação segue sendo um compromisso inegociável da Prefeitura de Itatiaia, que, por meio da Secretaria de Educação tem implantado projetos inovadores, realizado investimentos, reformas e oferta de ensino em tempo integral.
Em 2023, Itatiaia iniciou a implantação do Ensino Integral em três unidades escolares, sendo elas as Escolas Fernando Octávio Xavier, em Penedo e Professora Maria José de Aquino e Professor Pedro de Souza Rangel, na Vila Odete, totalizando cerca de 600 alunos beneficiados com o novo sistema.
Além dos conteúdos do currículo regular, a nova modalidade conta com matérias complementares que estão alinhadas com os conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). O ensino integral é uma forma de garantir desenvolvimento das crianças nas suas dimensões mais intelectuais, físicas, sociais e culturais. A ideia é criar um ambiente de cidadania coletiva em que as crianças e os jovens possam realmente utilizar bem o tempo.
- A Educação estará sempre entre as prioridades da nossa gestão e continuaremos não medindo esforços para melhorar a qualidade do ensino, ter unidades escolares mais estruturadas, beneficiando os alunos e profissionais – disse o prefeito, Irineu Nogueira.
As unidades escolares do município receberam melhorias estruturais e reformas ao longo do ano. Unidades passaram a contar com ar condicionado, dando mais conforto para os alunos e profissionais. No mês de julho, a equipe de profissionais recebeu reforço, com a convocação de mais de 100 profissionais aprovados no concurso. Foram chamados Orientadores Educacionais, Orientadores Pedagógicos, Nutricionistas, Auxiliares de Secretaria, Merendeiras (os), Porteiros, Professores para a primeira etapa do ensino fundamental, incluindo dois voltados ao atendimento de alunos com deficiência, além de Professores para atuarem na segunda etapa do ensino fundamental.
Além disso, durante todo o ano, a equipe contou com numerosas oportunidades de capacitação, com formação continuada. Também em 2023, professores, orientadores pedagógicos, orientadores educacionais, psicólogos, assistentes sociais, fonoaudiólogos e supervisores de ensino, foram beneficiados com o Auxílio Tecnológico, para aquisição de equipamentos tecnológicos de uso pedagógico como computadores, laptops e tablets.
Projetos e oficinas foram ampliadas como o Xadrez nas escolas, "Janelas para o mundo do conhecimento", "A Música Educa", "Projoe", etc. O JEMIT – Jogos Estudantis foi novamente um sucesso entre as escolas.
A pasta encerrou o ano com a realização do 1ª Festival Literário de Itatiaia (FLIT). Com uma programação extensa, a FLIT teve como tema principal “A Arte da Natureza e a Natureza da Arte”, tendo como grande protagonista o leitor. Durante o festival, foram realizadas diversas atividades relacionadas a Educação, Literatura, Artes e as Ciências, como conversas com autores de livros, apresentações culturais, trabalhos escolares, exposições e Contação de Histórias.