Evento em Brasília marca resultados e o novo ciclo da estratégia UAPI – Unidades Amigas da Primeira Infância, desenvolvida pelo UNICEF, com parceria estratégica de Roche

 

Lorice Scalise, presidente Roche Farma Brasil, Luciana Phebo, chefe de saúde do UNICEF no Brasil e Sarah Chaia, Diretora Jurídica, de Responsabilidade Social e Sustentabilidade & Compliance Officer da Roche Farma Brasil

A primeira infância é uma oportunidade única para o desenvolvimento da criança. Para garantir o cuidado integral nessa etapa da vida, o UNICEF desenvolveu a estratégia UAPI – Unidades Amigas da Primeira Infância, em parceria estratégica com Roche, com o objetivo de contribuir na promoção de serviços públicos de excelência para primeira infância no Rio de Janeiro (RJ) e outras cinco capitais brasileiras. Ao todo, 469 unidades básicas de saúde (UBS) e 106 unidades de educação infantil desses municípios participaram da UAPI e 235 foram certificadas por melhorar indicadores relacionados ao atendimento na primeira infância.


Entre as 235 unidades certificadas, 165 eram UBS, alcançando mais de 213 mil crianças menores de 5 anos e mais de 25 mil gestantes. As outras 70 unidades eram de educação infantil, atendendo 8 mil bebês e crianças. “O esforço intersetorial, fortalecendo capacidades dentro dos serviços públicos, que já atendem grande parte da população, é fundamental para a garantia de direitos, com impactos duradouros e de larga escala”, diz Luciana Phebo, chefe de saúde do UNICEF no Brasil.

 

Nas unidades que participam da UAPI, houve importantes melhorias nos indicadores de saúde, com destaque para o aumento de 40,2% no percentual de crianças imunizadas e 22,6% na prevalência de crianças até 6 meses em aleitamento materno exclusivo, entre outros. “Investir no cuidado integral e integrado nos seis primeiros anos de vida – olhando conjuntamente os diferentes aspectos do desenvolvimento infantil – traz mais resultados que em qualquer outra fase da vida”, afirma Maíra Souza, oficial de Primeira Infância do UNICEF no Brasil.
 

Em um ano, mais de 2.9 mil profissionais de saúde e educação infantil foram capacitados por meio da estratégia UAPI. A capacitação online é composta de três módulos que abordam a atenção integral e integrada da rede de serviços básicos para a primeira infância, além disso, ocorreram capacitações presenciais sobre atendimento às crianças com deficiência e doenças raras e prevenção contra as violências na primeira infância.
 

“A educação infantil é uma etapa essencial para o pleno desenvolvimento de nossas crianças, trazendo contribuições relevantes ao longo de toda a vida. A UAPI demonstra que é possível avançar nos indicadores de saúde e de educação para assegurar os direitos da primeira infância", afirma Mônica Pinto, chefe de educação do UNICEF no Brasil.
 

Evento em Brasília reúne prefeitos e secretários para discutir políticas da primeira infância


O evento, realizado nesta quinta-feira, 26 de outubro, em Brasília, reúne prefeitos, secretários municipais de saúde, educação, assistência social e setor privado para promover a intersetorialidade e o intercâmbio de boas práticas e sistemas de informação e a atenção integral e integrada à primeira infância.


Participarão do encontro Paola Babos, representante adjunta para Programas do UNICEF no Brasil, Lorice Scalise, presidente da Roche Farma Brasil, Kátia Schweickardt, Secretária da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, Sônia Venâncio, Coordenadora de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente do Ministério da Saúde, Luciana Phebo, chefe de saúde e nutrição do UNICEF no Brasil, Mônica Pinto, chefe de educação do UNICEF no Brasil e Maíra Souza, oficial de Primeira Infância do UNICEF no Brasil.
 

“Investir em saúde e educação é o melhor caminho, senão o único, para construirmos um futuro de mais equidade para o Brasil. Precisamos dialogar e colaborar para que os aprendizados gerados por projetos como as UAPIS nos ajudem a construir políticas públicas que melhorem a atenção primária no país”, comenta Lorice Scalise, presidente da Roche Farma Brasil.