Advertisement

SECRETARIA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS DESENVOLVE PEÇA TEATRAL COM ALUNOS DA REDE MUNICIPAL DE RESENDE

Apresentação será no dia 29 de novembro, na Câmara Municipal  

A Prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, vai promover no dia 29 de novembro uma peça teatral 'Sob o Nosso Ponto de Vista', que tematiza o que são direitos humanos de acordo com a visão dos adolescentes do município. A apresentação será no plenário da Câmara Municipal da cidade, às 13h30, com alunos como atores e texto produzido em escolas.  

Segundo a secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Jacqueline Primo, a ideia do projeto vem de uma diretriz da pasta, que visa a prevenção das violações aos direitos humanos. Durante todo o ano, profissionais levam palestras e rodas de conversa para unidades educacionais do município. Com o trabalho desenvolvido em escolas e a proximidade do Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, o questionamento chegou até os alunos: “o que são direitos humanos na sua visão?”.  

- A conversa sobre a concepção dos alunos acerca dos direitos humanos rendeu muito e observamos um engajamento muito bom. O que seria uma pergunta no sentido de ajudar os alunos a entenderem o que é uma violação de direitos humanos se tornou o projeto de uma peça teatral. Isso envolveu muito os adolescentes e criamos uma rede para construção da peça, que também conta com a participação do programa ‘Confiar’ - disse a secretária.  

A autora do projeto é a psicóloga da rede municipal Ana Lúcia, com direção da professora Adriana Angelina, do Colégio Estadual Oliveira Botelho. A peça contará com alunos do Colégio Estadual Oliveira Botelho, como atores, e textos produzidos por alunos do Confiar, do Colégio Estadual Oliveira Botelho e de escolas municipais de Resende.  

- Nossa expectativa é de uma grande apresentação, mostrando que a comunidade também pode aprender com os adolescentes, que são o futuro do nosso município. Tudo foi muito bem planejado e acompanhado por profissionais, que vão privilegiar o conhecimento de dentro para fora, com influência da experiência pessoal dos alunos – completou a secretária.  

O evento é aberto e com entrada gratuita.