Nesta edição o passeio com “Olhar Afro-centrado” será abordado sobre a sociedade do café e suas apresentações culturais como jongo, capoeira e o protagonismo negro nesse processo histórico
A Prefeitura de Resende, por meio da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, realizará no sábado, dia 25 de novembro, a edição especial do projeto “Passeio Histórico com Olhar Afro-centrado”. O projeto tem como objetivo oferecer a grupos de alunos das redes pública e privada e outros grupos interessados, uma caminhada pelo Centro Histórico do município, contando sua história a partir de seus prédios, construções e monumentos. É uma oportunidade que o participante tem de conhecer um pouco mais da história da Cidade de Resende.
Para o mês da Consciência Negra, a caminhada terá um roteiro especial. A partir dos prédios históricos da cidade de Resende, o guia irá apresentar a trajetória da população negra e a sua relação com esses espaços e memórias. Será abordado sobre o período do regime de escravidão que muitos foram submetidos, passando pelas contribuições que os africanos e afro-brasileiros destacando o protagonismo negro em Resende e no país, com seus atores históricos que contribuíram para a construção de nossa cidade e a formação de nossa cultura.
- Será um momento em que os participantes irão aprender sobre a história de Resende e conhecer os atores e protagonismo negro nesse processo histórico. O tour ainda conta com a presença da Professora Roseneia Terezinha de Oliveira e do Mestre Cláudio Araújo, que acompanharão a caminhada com relatos históricos sobre a cidade através dos prédios e monumentos. - explica o presidente da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda, Thiago Zaidan.
O passeio se inicia na Ponte Nilo Peçanha, conhecida popularmente como Ponte Velha, seguirá para a Praça Oliveira Botelho, a Praça da Matriz, que será apresentado sobre a sociedade do café, os enterramentos, as manifestações culturais como o jongo, capoeira e carnaval. Em seguida, segue para a Praça do Centenário, antigo pelourinho e mercado dos escravizados e por fim, para a sede da Fundação Casa da Cultura Macedo Miranda.
Para mais informações sobre o percurso, o interessado pode entrar em contato através do telefone: (24) 97405-5626. Ou se preferir, também pode ir até a sede do Arquivo Histórico Municipal de Resende, que fica localizado na Rua Juca Mattos, no bairro Alto dos Passos.