Advertisement

Exposição no Museu de Ciências da Terra comemora os 10 anos do regime de partilha de produção do pré-sal

Amostras de rochas e maquetes de equipamentos usados pela indústria para a exploração e produção do óleo estarão entre o material exposto
 


Para celebrar seus 10 anos de atividade, completados no último dia 12, a Pré-Sal Petróleo (PPSA) promove a exposição “O Pré-Sal e a Sociedade – 10 anos do Regime de Partilha de Produção”, em parceria com o Museu de Ciências da Terra (MCTer), vinculado ao Serviço Geológico do Brasil, no Rio de Janeiro.

Para o diretor-presidente do SGB, Inácio Melo, essa mostra é uma oportunidade única para se compreender como as descobertas extraordinárias no Polígono do Pré-Sal têm moldado não apenas o cenário energético do país, mas também a economia e a sociedade como um todo. “Ao mergulhar nas conquistas dos últimos 10 anos, vamos desvendar como o petróleo do pré-sal não é apenas uma fonte de energia, mas uma força propulsora para o progresso, ao gerar oportunidades, investimentos e contribuir para setores cruciais, como saúde e educação”, destacou.

A exposição estará aberta para visitação a partir da quinta-feira, 22, e se encerra no dia 31 de janeiro de 2024, com entrada gratuita. A expectativa é de que mais de 10 mil pessoas visitem a mostra, que conta a história de como o petróleo é explorado no pré-sal, a mais de 7 mil metros de profundidade, e como gera riqueza, emprego, renda, saúde e educação para a sociedade brasileira.

Entre os materiais expostos, estarão amostras de rochas e do óleo extraído em diferentes campos do pré-sal, além de maquetes de equipamentos usados pela indústria para a exploração e produção do óleo. Serão apresentadas também a evolução dos contratos de partilha nesses dez anos e a atuação da PPSA, mostrando como a empresa gera valor para a sociedade.

 


O público terá a oportunidade de entender o que é o pré-sal e conhecer os equipamentos e tecnologias empregados na extração de petróleo em águas ultraprofundas – de 2 mil até 7 mil metros de profundidade. A PPSA fez parceria com diversas empresas da indústria de óleo e gás, que cederão materiais para dar um panorama da grande dimensão do mundo offshore. O MCTer fica no corredor cultural do Rio, a caminho do Pão de Açúcar.

A coordenação-geral da exposição está a cargo da museóloga Célia Corsino, do Museu de Ciências da Terra, que recebeu uma homenagem, durante o Fórum Técnico Pré-Sal - 10 anos de história, da diretora-técnica e presidente interina da PPSA, Tabita Loureiro, que apresentou o estudo “Estimativas de Resultados nos Contratos de Partilha de Produção”, com as perspectivas para produção, arrecadação e investimentos para os próximos dez anos.

“Hoje foi um dia importante para nós, porque a equipe do MCTer teve seu trabalho reconhecido pela PPSA. Essa mostra é uma parceria, e pretendemos ter outras. Aqui é Palácio da Geologia; falamos de mineração, mas também de petróleo e gás, e essa exposição temporária traz exatamente isso. Agradeço a equipe da PPSA, que foi fundamental para a realização da mostra”, ressaltou a museóloga.

Pela PPSA, o trabalho contou com a colaboração de uma comissão formada por uma equipe técnica da empresa – composta por geólogos, engenheiros e jornalistas – liderada pela Diretoria Técnica. Os materiais apresentados na mostra foram cedidos pelas empresas Bureau Veritas, ExxonMobil, Galp, Laboratório de Geologia Sedimentar da UFRJ, Modec, Petrobras, Shell Brasil, SLB, TechnipFMC e Vallourec.

Serviço: Exposição “O Pré-Sal e a Sociedade – 10 anos do Regime de Partilha de Produção”
Entrada gratuita
Data: 22/11/23 a 31/01/24
Local: Museu de Ciências da Terra (MCTer)
Endereço: Av. Pasteur, 404, 2º Andar – Urca, Rio de Janeiro
Horário de funcionamento: quarta-feira a sábado, das 10h às 16h
Agendamento para escolas, enviar e-mail para: educamcter@sgb.gov.br
Organização: PPSA, Museu de Ciências da Terra, Serviço Geológico do Brasil e MME