da Conferência Rio Cidade Olímpica

 

Promovida pela Visit Rio Convention Bureau, conferência reforça papel esportivo e turístico da capital fluminense, uma das principais vitrines do Brasil no mundo

 

"Eventos esportivos geram emprego, renda, promovem práticas saudáveis, sustentáveis e, principalmente, são vetores de promoção da cidadania para milhões de crianças e jovens", afirma o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, durante a abertura da Conferência Rio Cidade Olímpica (Foto: Márcio Menasce/Embratur)

 

21/11/2323 – “Turismo é solução. E quando afirmamos isso no Rio de Janeiro, a partir do olhar para o esporte, isso é ainda mais importante. Eventos esportivos geram emprego, renda, promovem práticas saudáveis, sustentáveis e, principalmente, são vetores de promoção da cidadania para milhões de crianças e jovens.” O comentário foi feito pelo presidente da Embratur, Marcelo Freixo, durante a abertura da Conferência Rio Cidade Olímpica, na capital fluminense, na manhã desta terça-feira (21).

 

Promovido pela Visit Rio Convention Bureau, o evento reuniu representantes dos setores público e privado, esportistas, ex-esportistas e especialistas, e está no rol das iniciativas para atrair competições para o estado e fortalecer o turismo na região. A conferência abordará temas como políticas públicas para o esporte; inclusão e transformação social por meio de práticas esportivas; casos de sucesso e modelos de negócios empresariais em eventos esportivos, além de captação de eventos.

 

Freixo destacou que o Rio é uma das vitrines do Brasil e conquistou por nove vezes o prêmio de Melhor Destino de Turismo Esportivo da América Latina, o World Travel Awards, considerado o Oscar do Turismo. “Turismo é instrumento para construirmos o Brasil e o Rio de Janeiro que queremos para o futuro. Soma-se a isso a experiência do Estado na realização de grandes eventos esportivos, o que já lhe garante em termos competitivos com outros destinos, uma infraestrutura e expertises consolidadas”, destacou o presidente da Embratur.

 

“Temos experiência em receber todos os anos grandes eventos. No caso de eventos esportivos, sediamos a Olimpíada de 2016, jogos da Copa do Mundo de 2014 e o Pan de 2017. Sem falar na Rio +20, Jornada Mundial da Juventude e Carnaval. Acabamos de receber a final da Copa Libertadores da América e o show de Taylor Swift, e a Embratur está trabalhando com o Governo Lula e a CBF para que o país seja sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027”, acrescentou Freixo.

 

Conectividade
A capital dos cariocas vai receber, entre dezembro e março, no verão, 4.374 voos internacionais. A cifra representa um aumento de 34,01% nas aeronaves em relação ao período entre dezembro de 2022 e março de 2023. No período, a cidade recebeu 3.264 voos. Além disso, o número de assentos também cresceu. Foi de 712.317 passagens com destino ao Rio no verão passado e devem chegar a 956.360 bilhetes nesta temporada, 34,26% a mais.