Advertisement

Oficina Literária Histórias Serranas tem inscrições gratuitas até dia 15 de outubro

 Até o dia 15 de outubro estão abertas as inscrições para a Oficina Literária Histórias Serranas. A primeira acontecerá em Nova Friburgo a partir do dia 16. A proposta é que histórias populares integrem livro sobre a região. Mais informações em www.alenda.art.br


O evento vai contribuir na elaboração de parte da obra ‘A Lenda do Senhor de Los Sueños’, do escritor Arnaldo Luís Miranda. A oficina acontece no auditório da Academia Friburguense de Literatura, das 18h30 às 21h30, durante duas semanas. A ideia é que o projeto da oficina percorra diversas cidades da região para capturar histórias e ‘causos’ dos moradores que sejam inspiradoras o suficiente para despertar nos leitores o desejo de conhecer os lugares onde elas aconteceram, sejam verídicas ou imaginárias, como é o caso do próprio romance e assim enriquecer a trama e a experiência de leitura.

"A Lenda do Senhor de Los Sueños" é um romance experimental e musicado que nasceu nos anos 2000 da inspiração do escritor que encontrou nas histórias e paisagens da Região Serrana do Rio de Janeiro uma rica fonte de narrativas. A coleção será composta por seis volumes, sendo o último o posfácio da obra. Ali o leitor vai encontrar uma série de referências, em forma de glossário, que esclarecem determinadas passagens da narrativa. Haverá também uma lista com os nomes de seus primeiros leitores, já que a coleção 'O Senhor de Los Sueños' terá uma primeira e única edição limitada e por demanda, previamente adquirida pelos interessados ou via site ou nos hotéis, pousadas e restaurantes da região serrana, como um produto exclusivo.

O poeta, escritor e dramaturgo Arnaldo Luis Miranda é formado em Sociologia e Política pela PUC/RJ, com especialização em História da Filosofia Moderna e Contemporânea pela UERJ. Foi premiado duas vezes no V Concurso Universitário de Dramaturgia do Serviço Nacional de Teatro, com as peças ‘A Ópera Operária’ (1978) e ‘A Fantasia dos Infelizes’ (1983). Em 1985 lançou seu primeiro livro de poemas “Barreiras alfandegárias para sonhos comuns", com apresentação do professor Antônio Houaiss.

Como dramaturgo foi indicado ao Prêmio Mambembe por ‘Heg&Heg’, que recebeu o Prêmio Ministério da Cultura (1987) como um dos cinco melhores espetáculos infantis dos anos 1980. Em 1997 fundou a ‘Cia do Ar - Ações em Cultura’, sua casa de criação. Já publicou mais de 20 títulos que reúnem poesia, prosa e teatro.
Foi Secretário-Geral da SBAT – Sociedade Brasileira de Autores Teatrais e membro do Conselho Municipal de Cultura de Nova Friburgo. Como cantor, compositor e produtor fonográfico, lançou 14 álbuns autorais e já trabalhou com instrumentistas de todo o Brasil como os maestros Cristóvão Bastos e Jaques Morelenbaum, entre outros.

Para mais informações: comunicacao@ciadoar.art.br ou pelo telefone (22) 3066-4606.