Advertisement

Colégio Sagrado Coração de Maria – Rio lança Horário Ampliado na Educação Infantil e inicia processo de admissão de novos alunos

 

Nova modalidade no colégio é mais um passo rumo ao desenvolvimento integral das crianças.

 

O Colégio Sagrado Coração de Maria - Rio (CSCM-Rio), em Copacabana, abriu seu processo de admissão de novos alunos - 2024 e, também, as matrículas para uma nova modalidade: o Horário Ampliado.

 

Destinado aos alunos do Maternal II ao 1º ano do Ensino Fundamental (3 a 6 anos), é um novo serviço que será oferecido pelo colégio apenas no horário matutino (das 8h30 às 12h45), devendo as famílias interessadas matricularem seus filhos obrigatoriamente na escolaridade no turno vespertino. O início está previsto para fevereiro de 2024.

 

Nos últimos anos, o debate em torno da educação infantil tem ganhado destaque, com um olhar mais atento para a importância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento das crianças. Nesse contexto, a ampliação do horário na educação infantil emerge como uma medida promissora, capaz de atender às necessidades das famílias contemporâneas e promover um ambiente enriquecedor para o crescimento das crianças.

 

Para o Prof. Amaro França, diretor executivo do Colégio Sagrado Coração de Maria, a extensão do horário na Educação Infantil em um colégio é uma resposta direta às demandas crescentes das famílias, em que muitos pais enfrentam uma jornada de trabalho extensa e, por vezes, com horários conflitantes em relação à entrada e saída dos filhos nas instituições de ensino.

 

“A flexibilização do horário possibilita um equilíbrio mais harmonioso entre as obrigações profissionais e a educação dos filhos, diminuindo o estresse associado a essa conciliação e, contribuindo significativamente no desenvolvimento integral das crianças”, afirma o diretor.

 

Além de atender às necessidades práticas das famílias, a extensão do horário na Educação Infantil oferece uma oportunidade valiosa para promover o desenvolvimento integral das crianças, para enriquecer o repertório cultural e habilidades desde cedo. Pois, o Horário Ampliado oferece:

 

•      ambiente colaborativo;

•      atividades lúdicas;

•      desenvolvimento socioafetivo;

•      alimentação com orientação de nutricionistas;

•      ensino de arte;

•      aulas de capoeira;

•      motrix

•      educação ambiental;

•      musicalização;

•      oficina de contação de história;

•      cozinha experimental;

•      novas amizades.

 

 

Estímulo à socialização e à autonomia

 

A convivência com os colegas e a interação em grupo são componentes fundamentais para o desenvolvimento socioemocional das crianças. A extensão do horário na Educação Infantil oferece um ambiente propício à socialização, promovendo a construção de laços de amizade, o aprendizado de habilidades de cooperação e a tolerância à diversidade.

 

De acordo com Rosana Cattete, coordenadora pedagógica geral do CSCM-Rio, ao vivenciarem experiências pedagógicas diversificadas na convivência com outros colegas fora do horário da escolaridade formal, as crianças têm a oportunidade de desenvolver a autonomia, a criatividade e a responsabilidade num ambiente maravilhoso  e seguro para as famílias:

 

“Com isso, os alunos entre 3 e 6 anos poderão aprender a cuidar de seus pertences, a organizar seu tempo e  tomar decisões de forma mais autônoma, além de terem a oportunidade de ampliar seus círculos de amizade  ”, conta Rosana.

 

A extensão do horário na Educação Infantil representa um investimento significativo no futuro das crianças e na sociedade como um todo, pois atende as necessidades das famílias e proporciona um ambiente enriquecedor para o desenvolvimento das crianças.