ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e ACE (Agentes de Combate às Endemias) de Itatiaia que participaram do curso técnico do Programa ‘Saúde com Agente’ receberam nesta quarta-feira (04/10), Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde e dos Agentes de Combate às Endemias, em evento na Câmara Municipal, seus certificados de conclusão. A iniciativa faz parte da Política Nacional de Educação para a Saúde, do Ministério da Saúde, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde.  

 

Com duração de 10 meses e mais de 1,2 mil horas/aula, a formação aconteceu de forma remota, possibilitando a cada município participante se organizar para a preparação de seus servidores. De acordo com Leonardo Henrique Oliveira, Coordenador de Estratégia de Saúde da Família do Posto de Saúde de Penedo e preceptor do curso, a ação fortalece a política de Atenção Básica do SUS (Sistema Único de Saúde), buscando qualificar e aproximar os profissionais dos usuários da saúde, proporcionando oportunidade para a formação ampla daqueles que atuam no segmento.  

 

- O Programa busca melhorar os indicadores de saúde, a qualidade e a resolutividade dos serviços da Atenção Primária aos cidadãos. Também reforça a valorização dos Agentes, que desempenham papel relevante como educadores para a cidadania na Saúde, por meio de maior atuação na prevenção e no cuidado das pessoas - explica Leonardo.