Jornalista André Trigueiro é um dos seis contemplados nesta edição; premiação ocorre há 25 anos.


Nesta quinta-feira, dia 21, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro (Crea-RJ) vai promover a cerimônia de entrega do Prêmio Crea-RJ de Meio Ambiente 2023. O prêmio é concedido há 25 anos como um reconhecimento às personalidades ou instituições que tenham se destacado por suas posições, ações e projetos na luta pela defesa e preservação do meio ambiente, nas áreas da Engenharia, Agronomia, Geologia, Geografia e Meteorologia. Este ano, serão seis os premiados.
 

O debate sobre os problemas e soluções que envolvem o Meio Ambiente são uma constante no Crea-RJ. Em seu papel de autarquia fiscalizadora do exercício profissional, o Conselho tem buscado conscientizar os profissionais no sentido de minimizar os impactos ambientais em seus projetos e ações, por meio da troca de informações e de experiências com aqueles que vivenciam a temática da Sustentabilidade.
 

"O Prêmio Crea-RJ de Meio Ambiente é uma forma de reconhecer e incentivar as boas práticas ambientais que fazem a diferença para o nosso planeta e, principalmente, para o nosso Estado. Trabalhamos para que seja possível combater, cada vez mais, as causas de vários problemas ambientais", ressalta o presidente do Crea-RJ, Luiz Antonio Cosenza.
 

O Coordenador da Comissão de Meio Ambiente do Crea-RJ, Vagner Oliveira, ressalta que este ano houve um recorde de indicações ao prêmio. “Foram 32 indicações dos mais variados seguimentos, pesquisadores, profissionais, empresas e projetos de instituições com pautas ambientais. Geralmente são cinco agraciados, mas este ano faremos também uma homenagem in memoriam ao engenheiro mecânico Indalécio Wanderley, que foi um grande militante da agricultura sustentável e da ecologia. Escolhemos fazer a premiação no Dia da Árvore, 21 de setembro, justamente para que haja uma reflexão em torno da Biodiversidade, para que a sociedade perceba que é possível promover o progresso econômico de forma sustentável”, explicou.
 

A solenidade de premiação será realizada a partir das 15h, na sede do CREA-RJ (Rua Buenos Aires, 40 - Centro).

 

Confira a lista de premiados:
 

01 - Geólogo, Dr. Renato Rodrigues C. Ramos é Pesquisador do Museu Nacional de Paleontologia e Geologia na UFRJ; um dos criadores do "Caminhos de Darwin", em defesa dos beachrock da região de Maricá/Jaconé (RJ);
 

02 - Engenheiro químico Abilio Valério Tozini, Coordenador da Divisão de Ambiente ( DEA) do Clube de Engenharia; Ex-Coordenador da CMA do Crea-RJ; Ex-Presidente da FAM RJ; Petroleiro aposentado;
 

03 - Jornalista especializado em Meio Ambiente André Trigueiro, da TV Globo/GloboNews; Pós-graduado em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ, onde leciona a disciplina Geopolítica Ambiental; Professor de Jornalismo Ambiental da PUC-Rio; Escritor, autor de vários livros de temática ambiental;
 

04 - Química, Dra. Marisa Cristina Guimarães Rocha, atua na área de Ciência e Tecnologia de Polímeros; Professora do Instituto Politécnico da UERJ, em Nova Friburgo;
 

05 - Observatório de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos do Estado do Rio de Janeiro / Universidade Veiga de Almeida (UVA).
 

06 - Engenheiro mecânico e Professor de Matemática Indalécio Wanderley Silva (in memoriam); Ex-Secretário de Meio Ambiente na CUT-RJ; Ex-Conselheiro do Conselho Estadual do Meio Ambiente - CONEMA; Fundador da Conferência Livre Estadual de Meio Ambiente e Agricultura - CLEMAARJ.