Um levantamento da Secretaria de Saúde apontou um alto índice de faltas em praticamente todas as consultas com especialistas e exames diagnósticos de imagem, ofertados na Rede de Atenção à Saúde.  

Nos meses de janeiro a julho deste ano, foram agendados 31.545 procedimentos (consultas e exames) via sistema informatizado pelas Unidades de Saúde da Família, pela Central de Regulação e Agendamento Ambulatorial.  

Com o monitoramento das informações, foi observado um índice de absenteísmo de 30% do total de agendamentos.  

De acordo com o secretário de Saúde, a falta pode prejudicar outros pacientes que estão em filas de espera pelo mesmo serviço.  É importante que o paciente informe com antecedência para que esta vaga possa ser disponibilizada para outro.  

- As consultas e exames são programados para atender a população e, quando não utilizadas as marcações, tiram a oportunidade de outros cidadãos. É fundamental que, caso não possa comparecer a uma consulta agendada, o paciente comunique à unidade de saúde o quanto antes, para que nós possamos fazer o agendamento de outra pessoa que está aguardando – enfatizou Luiz Saldanha.  

Outro fator importante é manter os dados cadastrais sempre atualizados junto às unidades de saúde. A atualização de informações, como telefone para contato e endereço, pode ser feita em qualquer Unidade Básica de Saúde da