Advertisement

HM intensifica ações de saúde mental com a Campanha de Setembro Amarelo

Desde 2015, campanha visa prevenir o suicídio; só na América Latina, são mais de 100 mil casos por ano


 Setembro Amarelo é uma campanha anual de prevenção ao suicídio criada no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP). Desde 2015, ela tem ganhado cada vez mais força na América Latina ao buscar a valorização da vida como o foco central, disseminando informações sobre os fatores de risco e sinais de alerta.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) indicam que cerca de 800 mil pessoas cometem suicídio a cada ano, em todo o mundo, o que representa uma morte a cada 40 segundos. Só na América Latina são cerca de 100 mil suicídios por ano.

Para prevenir este grave problema e incentivar a busca por ajuda profissional, a HM Engenharia, construtora e incorporadora, possui dentro do programa “Bem Me Quero”, ações voltadas à saúde mental. O programa tem por objetivo entender as dores e queixas dos seus profissionais e promover o cuidado e bem-estar seguindo com a especialidade necessária. De acordo com Patrícia Alita, Enfermeira do Trabalho da HM, o Bem Me Quero é composto por cinco pilares: Acolhe, Impulsiona, Alimenta, Movimenta e Cuida.

“A sociedade como um todo precisa ser preparada para reconhecer os sinais de alerta e oferecer apoio às pessoas em risco. Entre as principais medidas de prevenção ao suicídio estão os primeiros auxílios psicológicos, uma vez que é fundamental dar apoio emocional imediato às pessoas em situação de crise”, explica Patrícia.

Dentro do Programa Bem Me Quero, a HM conta com um time de enfermagem, médico, psiquiatra, fisioterapeuta e nutricionista para acolher de maneira integral os profissionais e encaminhar para acompanhamento quando necessário, garantindo tratamento e cuidados com a saúde de todos colaboradores.

Segundo a Enfermeira, uma psiquiatra fica à disposição para auxiliar nos casos críticos, mas também promove ações gerando informação e espaço de trocas. “Temos acompanhamento dos casos, ações direcionadas e talks informativos, gerando um movimento de acolhimento a todos”, diz ela, lembrando que os atendimentos podem ser presenciais ou por videochamada.

Ainda de acordo com Patrícia, alguns comportamentos são passíveis de observação e devem receber cuidados próximos e encaminhamento adequado. Por exemplo, o aparecimento ou agravamento de problemas de conduta, ou de manifestações verbais durante pelo menos duas semanas, preocupação excessiva com a vida, falta de esperança, expressão de ideias suicidas e isolamento.

Para finalizar, ela ressalta que a HM tem buscado oferecer benefícios como Gympass, nutricionistas e ações informativas dentro do Bem Me Quero a fim de trazer alternativas para o cuidado integral de seus profissionais. “Estamos focando na saúde e no bem-estar, afinal o cuidado com o corpo reflete diretamente na mente”, conclui a Enfermeira.

 

Sobre a HM Engenharia


 

Há mais de 47 anos, a HM Engenharia, uma empresa do Portfólio Mover, trabalha para transformar o sonho da casa própria em realidade para milhares de famílias. É reconhecido o valor do primeiro imóvel para as pessoas, por isso é comemorado cada empreendimento como um marco na história de vida dos clientes. Eles estão no centro do negócio, sempre prezando pela excelência no atendimento e a tecnologia como parte do DNA da companhia.


 

Desde que a história começou, já foram projetadas e construídas mais de 140 mil unidades habitacionais, estando presente em mais de 120 cidades do país. A construtora trabalha com empreendimentos completos, etapa por etapa: da concepção da planta aos últimos detalhes do acabamento.