Evento no Arquivo Nacional reúne representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe, além do Brasil. Iniciativa foi reconhecida na declaração da cúpula da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa em São Tomé, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

 

Na próxima segunda (4/9) o Arquivo Nacional, órgão ligado ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), reunirá diversas entidades arquivísticas e de memória dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (Palop) para estimular a preservação e ampliação do conhecimento. Durante o evento, serão identificados potenciais articulações e parcerias pela memória de países de língua portuguesa, além oportunidades para cooperações técnicas e aprofundamento de discussões sobre políticas públicas de direito à memória e à história. Também serão compartilhadas soluções na gestão de documentos e arquivos entre países do Sul Global.

 

Este encontro, denominado Jornada Brasil-Palop de Articulação e Cooperação entre Arquivos, foi tema de destaque na Declaração Final da 14ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no final de agosto.

 

Serviço

Evento: Jornada Brasil-Palop de Articulação e Cooperação entre Arquivos

Data/Hora: 04/09/23; 10h e 17h

Local: Arquivo Nacional (Praça da República, 173 – Centro)

 

Programação

10h às 12h, auditório – apresentação dos arquivos nacionais e instituições de memória dos Palop com a diretora-geral do órgão, Ana Flávia Magalhães Pinto, primeira mulher negra a dirigir o Arquivo Nacional em 185 anos, e representantes das instituições de memória de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe.

  • Mônica Lima, coordenadora-geral de Articulação de Projetos e Internacionalização do Arquivo Nacional do Brasil
  • Djalo Iaguba, diretor da Biblioteca Pública Nacional e do Arquivo Histórico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné-Bissau
  • João Pedro da Cunha Lourenço, diretor nacional para Formação de Artes e Turismo do Ministério da Cultura e Turismo de Angola
  • José Silva Évora, pesquisador do Instituto do Arquivo Nacional de Cabo Verde
  • Sergio Armando Maungue, representante do Arquivo Histórico de Moçambique
  • Papa Momar Diop, presidente do comitê africano do programa Memória do Mundo, da Unesco
  • Joel Lima, diretor do Arquivo Histórico de São Tomé e Príncipe

17h às 19h, auditório – debate Cooperação entre arquivos nacionais: gestão de documentos e direito à memória, com participação de representantes de organismos governamentais brasileiros relacionados e Unesco.

  • Ana Flávia Magalhães Pinto, diretora-geral do Arquivo Nacional do Brasil
  • Adauto Soares, coordenador de Comunicação e Informação da Unesco no Brasil
  • Embaixador Ruy Carlos Pereira, diretor da Agência Brasileira de Cooperação, órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores
  • Gilmar Queiroz, representante da Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev)
  • Constança de Ceita, diretora do Arquivo Histórico Nacional de Angola
  • Iaguba Djalo, diretor do Arquivo Histórico do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisa da Guiné-Bissau

Além dos debates abertos ao público será realizada visita guiada às áreas do Arquivo Nacional e reunião sobre parcerias e possíveis acordos das instituições internacionais com o órgão brasileiro.

 

Declaração

A “1ª Jornada Brasil-Palop de Articulação e Cooperação entre Arquivos” foi saudada na Declaração Final da 14ª Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), realizada em São Tomé e Príncipe. Os líderes do grupo destacaram que o encontro no Arquivo Nacional abre caminhos para a cooperação entre as instituições nacionais dos estados-membros da CPLP, para a promoção do direito à memória e à história, com base na gestão de documentos e arquivos de interesse comum".