Advertisement

Vice-prefeito Nilton Caldeira e Fernando Albuquerque, Secretário de Estado da Polícia Civil, do Rio de Janeiro, participam de evento sobre a segurança pública do estado em Brasília


Em 9 de agosto, a capital recebe diversas autoridades na primeira edição do Rio Day, que busca soluções para resolver os desafios da segurança pública na Cidade Maravilhosa. Mesas redondas e palestras abordarão temas como impacto da criminalidade no turismo, prejuízos da “bandidolatria” e combate à pirataria
 

Mesas redondas e palestras em torno dos problemas de segurança pública da cidade do Rio de Janeiro ocuparão um dia inteiro de programação na primeira edição do Rio Day. O evento, marcado para 9 de agosto no Auditório Petrônio Portela, do Senado Federal, é uma iniciativa do Instituto Coalizão Rio, em parceria com as empresas Animabr, Take The Lead e o Campo Olímpico de Golfe. O debate contará com a presença de autoridades, especialistas, empresários e a comunidade engajada na causa para encontrar soluções e formas inovadoras de melhorar a segurança da Cidade Maravilhosa.
 

Os nomes já confirmados incluem o Vice-prefeito do Rio de Janeiro, Nilton Caldeira, o Secretário de Estado da Polícia Civil, Fernando Albuquerque, o Secretário de Transformação Digital do Estado do Rio de Janeiro e Secretário de Segurança Cibernética, Mauro Farias, a Secretária de Meio Ambiente e Clima do Rio, Tainá de Paula, o presidente do Disque Denúncia e do Instituto MovRio, Renato Gonçalves, Marcelo Freixo, Presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo, Luciano Bandeira, Presidente da OAB RJ, além dos deputados federais Marcelo Crivella (Republicanos-RJ), Júlio Lopes (PP-RJ) e Marcelo Queiroz (PP-RJ), bem como o senador Carlos Portinho (PL-RJ) e o deputado estadual Andrezinho Ceciliano (PT-RJ).
 

Os objetivos centrais do Rio Day incluem desenvolver um plano de ação colaborativo para melhorar a segurança da capital, promover parcerias público-privadas e aprimorar políticas e estratégias de segurança, e engajar a sociedade civil na busca por um ambiente seguro e inclusivo. Serão apresentados cases de sucesso, projetos inovadores e tecnologias relevantes para o setor. Além disso, a interação entre os participantes possibilitará a troca de conhecimentos e experiências.
 

Na programação, as discussões trazem temas como aperfeiçoamento da legislação para o combate ao crime, impacto da criminalidade no turismo, combate à pirataria e os prejuízos da “bandidolatria”. O dia começa com o registro e o credenciamento dos participantes às 8h. Às 9h, a agenda abre com o Hino Nacional e, em seguida, discursos de Luís Leão, presidente do Instituto Coalizão Rio, e Carlos Favoreto, presidente do Conselho do Instituto Coalizão Rio. A partir das 9h30, a programação segue com um total de cinco mesas redondas.
 

As mesas
 

O tópico da primeira mesa redonda aborda as possíveis sugestões para aprimorar as leis de combate à criminalidade no Rio de Janeiro, bem como a aplicação de políticas públicas prioritárias para a segurança pública na região. Este bloco, com participação de André Ceciliano (Secretário Especial de Assuntos Federativos), terá uma palestra do Coronel Fellipe, presidente da Sunset Vigilância, idealizador do programa Operação Segurança Presente e fundador da Operação Lei Seca.
 

Já na segunda, com presença de executivos como Vander Giordano (vice-presidente institucional do Grupo Multiplan), o assunto gira em torno das propostas para reduzir o impacto das manchas criminais no comércio e indústrias do Rio de Janeiro, com destaque para o engajamento da sociedade e do setor produtivo em ações preventivas e de combate à criminalidade. Nesta, haverá palestras de Ricardo Brisolla Balestreri (coordenador da área de Segurança Pública e Territórios do Laboratório Arq. Futuro de Cidades) e Mauro Farias (secretário de transformação digital do Estado do Rio de Janeiro e secretário de Segurança Cibernética).
 

A Mesa 03 será sobre os prejuízos da “bandidolatria”, ou o entendimento sociológico da criminalidade para a sociedade carioca. Nesta, os nomes confirmados incluem Luciano Bandeira (presidente da OAB RJ) e Fernando Veloso (diretor geral das Comissões Permanentes de Inquérito Administrativo da Corregedoria Geral de Polícia Civil do RJ), entre outros.
 

Para debater sobre o combate à pirataria, a 4ª mesa traz três palestras, conduzidas por nomes como General Marco Aurélio, responsável pelo emprego da tecnologia no aperfeiçoamento dos sistemas policial, penal e prisional da segurança pública do Rio de Janeiro, e Renato Gonçalves, presidente do Disque Denúncia e do Instituto MovRio. Entre os participantes, confirmaram presença a Cláudia Jannuzzi (assessora especial da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Rio De Janeiro) e o deputado federal General Eduardo Pazuello (PL-RJ).
 

Na Mesa 05, sobre a forma como a criminalidade afeta o turismo no Rio de Janeiro, participarão autoridades como Marcelo Freixo (presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Sávio Neves (presidente do Trem do Corcovado e vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro), e Luiz Strauss (presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem-RJ e do Conselho Curador do Rio Convention & Visitors Bureau).
 

A 6ª e última mesa trata dos paradigmas da pena criminal, abordando como o olhar empresarial sobre o sistema prisional pode transformar vidas e proporcionar uma ressocialização efetiva para os detentos. Nesta, participam nomes como o deputado estadual Márcio Gualberto, presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e a secretária de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro, Maria Rosa Nedel.
 

Sobre o Instituto Coalizão Rio

Propor e apoiar políticas públicas que impactem o desenvolvimento econômico e social do estado do Rio de Janeiro é o propósito do Instituto Coalizão Rio, entidade sem fins lucrativos que reúne mais de 590 associados, de lideranças políticas, setoriais e empresariais. A instituição luta por recursos e investimentos para o estado, buscando fomentar o empreendedorismo, promover parcerias entre os integrantes, inovação e desburocratização, além de ajudar a encontrar soluções para a realização de projetos que favoreçam o Rio de Janeiro.


Serviço:
Rio Day-Segurança Pública
Data: 09 de agosto (quarta-feira), das 9h às 18h30
Local: Auditório Petrônio Portela, Senado Federal, Brasília - DF
Ingressos: gratuitos mediante retirada pelo Sympla (link)
Mais informações: coalizao_rio


Programação do RIO DAY – SEGURANÇA PÚBLICA

8h às 9h - Registro e credenciamento dos participantes
9h às 9h10 - Abertura do Evento com o Hino Nacional do Brasil.
9h10 às 9h15 - Discurso de abertura do Presidente do Instituto Coalizão Rio - Luís Cláudio Souza Leão
9h15 às 9h20 - Discurso de abertura do Presidente do Conselho do Instituto Coalizão Rio – Carlos Favoreto


9h30 às 10h30 - MESA 01
Tema: Quais propostas podem ser apresentadas para o aperfeiçoamento da legislação para o combate à criminalidade no Rio de Janeiro e implementação de políticas públicas prioritárias para a Segurança Pública do Rio de Janeiro.

Participantes: André Ceciliano (secretário especial de Assuntos Federativos do RJ), senador Carlos Portinho, deputado federal Júlio Lopes, vice-prefeito Nilton Caldeira, deputado federal Marcelo Queiroz, deputado federal Aureo Ribeiro, senador Flavio Bolsonaro.
 

10h30 às 10h40 – Palestra do Coronel Fellipe – Presidente da Sunset Vigilância, idealizador da Operação Segurança Presente, fundador da Operação Lei Seca


10h40 às 11h40 – MESA 02
Tema: Propostas para a minimização do impacto de manchas criminais no comércio e nas indústrias do Rio de Janeiro. O engajamento da sociedade, do setor produtivo em ações efetivas na prevenção e no combate à criminalidade.

Participantes: Paulo Michel (presidente da Associação de Hotéis do Rio de Janeiro, ABIH-RJ), Silvio Carvalho (presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro), Sérgio Duarte (presidente da Associação de Indústrias do Rio de Janeiro), Vander Giordano (vice-presidente institucional do Grupo Multiplan), João Marcello (presidente do Orla Rio), dr. Fernando Albuquerque (secretário de estado da Polícia Civil do Rio de Janeiro), Alexandre Bianchini (presidente da Águas do Rio).


11h40 às 12h - Palestra de Ricardo Brisolla Balestrreri – coordenador da área de Segurança Pública e Territórios do Laboratório Arq. Futuro de Cidades
12h às 12h15 - Palestra de Mauro Farias – secretário de transformação digital do Estado do Rio de Janeiro e secretário de Segurança Cibernética

12h15 às 13h15 – MESA 03
Tema: Os prejuízos da “bandidolatria”- ou o entendimento sociológico da criminalidade para a sociedade carioca. Ações afirmativas prioritárias na prevenção da criminalidade do Rio de Janeiro.

Participantes: Luciano Bandeira (presidente da OAB RJ), Coronel Leonardo Sant’anna (ex-chefe do Estado Maior, subcomandante geral e subsecretário de Segurança do DF) Márcio Almeida Ribeiro da Silva (promotor de justiça do Juizado Especial Criminal da Barra da Tijuca-RJ), Fernando Veloso (diretor geral das Comissões Permanentes de Inquérito Administrativo da Corregedoria Geral de Polícia Civil do RJ), André de Seixas (diretor-presidente da Logística Brasil) e José Mariano Beltrami (consultor em Segurança Corporativa na Argos Consultoria)


13h às 14h30 - Almoço no restaurante do Senado Federal - Networking


14h30 às 15h30 – MESA 04
Tema: Como combater a pirataria no Rio de Janeiro.

Participantes: João Diniz (presidente do Instituto João Diniz), Irini Tsouroutsoglou (advogada e CEO da IR Consultoria), André Dias (diretor de Relações Institucionais e Projetos Especiais da Rede Globo), Cláudia Jannuzzi (assessora especial da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado do Rio De Janeiro), deputado federal General Eduardo Pazuello, Priscila Menin (presidente do InvestBrasil)
 

15h30 – 15h45 - Palestra: Projeto Carga Blindada do Sindicarga RIO, que já recuperou 280 milhões em carga roubada no Rio de Janeiro
15h45 – 16h00 – Palestra com General Marco Aurélio, diretor executivo de operações dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro de 2016, tendo também organizado e conduzido a operação do Revezamento da Tocha Olímpica. Também foi agraciado com 25 condecorações e comendas, nacionais e internacionais. Responsável pelo emprego da tecnologia no aperfeiçoamento dos sistemas policial, penal e prisional da segurança pública do Rio de Janeiro
16h00 – 16h20 – Palestra com Renato Gonçalves – presidente do Disque Denúncia e do Instituto MovRio


16h20 – 17h20 – MESA 05
Tema: Como a criminalidade afeta o turismo no Rio de Janeiro, solução seria criarmos um cinturão de tolerância zero em uma região do Rio para os turistas?

Participantes: Marcelo Freixo (presidente da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), Sávio Neves (presidente do Trem do Corcovado e vice-presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro), Michael Nagy (diretor comercial do Fairmont do RJ), Julio Souza (diretor da Associação Comercial e Industrial de Duque de Caxias), Sérgio Ricardo de Almeida (presidente da Turisrio), Luiz Strauss (presidente da Associação Brasileira dos Agentes de Viagem-RJ e do Conselho Curador do Rio Convention & Visitors Bureau)


17h20 – 18h20 – MESA 06
Tema: Mudando os paradigmas da pena: como um olhar empresarial sobre o sistema prisional brasileiro pode trazer oportunidades de negócios, transformando vidas e efetivamente ressocializando o detento e suas famílias.

Participantes: Maria Rosa Nedel (secretária de Estado de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro), Gildo Neves Batista (CEO da Teleport), vereadora Tainá de Paula, deputado estadual Márcio Gualberto, deputado federal Sargento Portugal
 

Conclusão e agradecimentos finais com Luís Leão e Carlos Favoreto