VOLTA REDONDA
O vereador Rodrigo Furtado (PSC/Podemos) está em luta para que o piso da enfermagem seja cumprido, totalmente, em Volta Redonda. O parlamentar debateu o tema esta semana na Câmara. Para o vereador, o pagamento deve ser cumprido para profissionais em RPA (Recibo de Pagamento Autônomo) e comissionados.
A cidade recebeu uma verba para ajuste ao piso nacional de pouco mais de R$ 5,3 milhões, do Ministério da Saúde, na última quarta-feira (23). “Não posso aceitar que os comissionados e RPA’s que são permanentes não recebam o reajuste. Se não receberem, o prefeito tem que tirar de recursos próprios e pagar todo mundo. O governo federal não reconhece o RPA porque é ilegal. Então isso é responsabilidade do prefeito em pagar o que é devido”, dispara Rodrigo.
Desde de 2017, o vereador defende o pagamento do piso para os profissionais da Saúde e Educação. O que ainda não é cumprido até hoje na cidade. “Essas duas classes de profissionais, pelo que fazem por nossa cidade, merecem ter um pagamento digno que prevê a lei nacional. Não dá para ficar nesse impasse e não pagar o que é de direito. Se isso não acontecer vou colocar uma emenda para o RPA e comissionado receberem o que merecem”, garante o parlamentar.
O vereador afirma que os profissionais não podem ser penalizados pela ingerência do chefe do Executivo. “Ninguém pode pagar pela ineficiência do atual prefeito. Já que os comissionados e RPA’s são usados de forma errada e como barganha de apoio político. O gestor que encontre uma saída para cumprir a lei para todos. Não se pode beneficiar uns e outros não”, defende Rodrigo.